Economia e Mercado

O que é o Sistema Swift? Veja como ele é importante para o Sistema Financeiro Global e seus impactos

Com o objetivo de transformar as operações financeiras em algo mais fácil, criaram o Sistema Swift. Além disso, ele tem uma utilidade até para os investidores, facilitando o investimento de ativos fora do Brasil.

Isso demonstra uma evolução na ocorrência de transações, pois com esse sistema o mundo fica interligado.

Conheça mais sobre esse Sistema logo abaixo!

  • 01. O que é o Sistema Swift e quando ele surgiu?
  • 02. Quem controla o Sistema Swift?
  • 03. Como funciona o Swift?
  • 04. Quais as principais características do Sistema Swift?
  • 05. O que é a Taxa Swift e como ela é cobrada?
  • 06. Qual a importância do Modelo Swift no Sistema Financeiro?
  • 07. O que é o SPFS, criado pelos russos?
  • 08. Qual o impacto da retirada da Rússia do Sistema Swift? O que um país pode sofrer com isso?
  • 09. Como funciona esse banimento da Rússia ao Swift?
  • 10. Como funciona para a Rússia fazer negócios com outros países?
  • 11. O Brasil pode deixar de comprar fertilizantes com a Rússia?
  • 12. Com a saída da Rússia do Swift, por que a moeda russa está mais valorizada atualmente?
  • 13. Conclusão

O que é o Sistema Swift e quando ele surgiu?

Em primeiro lugar, a sigla SWIFT vem de Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, que em português é o mesmo que “Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais”.

Criado no ano de 1973, na Bélgica, esse sistema permite uma padronização nas informações financeira e as tranferências internacionais entre bancos mundiais.

No todo, são mais de 11 mil instituições envolvidas e presentes em mais de 200 países. Desse modo, ele se torna um dos meios mais utilizados no momento de realizar transações de exportação e importação, permitindo uma facilidade e rapidez nesse processo.

No ano de 2021, diariamente, o sistema processou 42 milhões de mensagens. E ele funciona fazendo essa padronização das mensagens e informações.

Vale lembrar que ele não é um sistema para pagamentos.

Quem controla o Sistema Swift?

A operação está nas responsabilidade do Banco Nacional da Bélgica, que conta com parcerias de outros bancos de locais pelo mundo.

Como funciona o Swift?

Sua função está por facilitar operações mundiais, permitindo a troca de informações financeiras. Desse modo, a instituição não opera com transferência de dinheiro, mas sim de dados. Além disso, possuem um código universal regido pelas normas ISO 9362.

Dessa forma, com o código, torna mais fácil o envio de remessas para o exterior, além de ser menos arriscado. Isso ocorre, pois um padrão possibilita a fácil identificação de transferências em qualquer instituição financeira mundial.

Quais as principais características do Sistema Swift?

Também conhecido como código BIC, a combinação tem a finalidade de indentificar bancos do mundo todo. Como são padronizados, é possível identificar informações como: qual banco, o país de origem, localização e agência.

O que é a Taxa Swift e como ela é cobrada?

Para as operações que utilizam o sistema, eles possuem um custo de US$ 20 por operação, porém, esse custo poderá variar de acordo com a instituição.

Portanto, em determinadas operação há a insenção dessa taxa, como remessas online ou operações que possuem valores acima de US$ 1500. Porém, isso não impede de que tenha outras taxas, dependendo das políticas fiscais de cada país.

Qual a importância do Modelo Swift no Sistema Financeiro?

Ter um sistema como esse, se torna importantes para que as contas desses bancos mantenham uma determinada identificação, sem que ocorra erros em uma transação.

Além de que, para aqueles que estão inseridos no Swift, há uma maior velocidade no processamento, visto que essas contas possuem uma padronização, o que torna fácil a identificação.

Dessa forma, as transações se tornaram mais rápidas e seguras, além da redução de custos de operação e controle de riscos nas operações, sobretudo nas internacionais.

O que é o SPFS, criado pelos russos?

O SPFS é um sistema criado pelos russos para a realização de transferências financeiras. Segundo o próprio governo russo, esse sistema conta com 23 bancos estrangeiros associados, sendo eles de Belarus, Alemanha, Suíça e Cazaquistão.

Qual o impacto da retirada da Rússia do Sistema Swift? O que um país pode sofrer com isso?

As consequências para quem é expulso do Swift não são positivas, podendo impactar diretamente na economia do país.

A cargo de exemplo, a Rússia teve alguns de seus bancos banidos, fazendo com que não pudessem realizar pagamentos e transações comerciais. Desse modo, as exportações para da Rússia para União Europeia poderão ser impactadas sem esse sistema, visto que são exportações de petróleo e gás natural, importantes para a economia do país.

Além disso, países que dependem desse abastecimentos poderão sofrer na economia, visto que não podem fazer negociações com o país russo.

Desse modo, não é apenas o país banido que perde, mas aqueles que fazem negociações com eles também, pois deixam de ter um parceiro comercial importante.

Como funciona esse banimento da Rússia ao Swift?

Após o banimento, os bancos russos irão deixar de ter acesso ao mercado financeiro em nível mundial. Portanto, os efeitos que isso poderá gerar são complicados, visto que a Rússia é a principal exportadora e produtora de gás natural no mundo.

Desse modo, os países que possuem esse relacionamento comercial com a Rússia, irão sofrer com as consequências das sanções impostas.

Entre essa sanções, podemos encontrar a suspensão de importações e exportações, corte de linhas de crédito, negativa para empréstimos internacionais, veto à atuação de empresas de nacionalidade russa, além do bloqueio das contas bancárias internacionais.

Como funciona para a Rússia fazer negócios com outros países?

Por mais que a Rússia tenha sido banida do Swift, ainda sim há maneiras de se comercializar com ela. Um alternativa para isso, seria a realização do pagamento para a empresa em uma conta de Genebra, posterior à isso, a forma com que esse dinheiro chegará ao país russo poderá ser através de paraísos fiscais, mesmo que não seja um meio transparente.

O Brasil pode deixar de comprar fertilizantes com a Rússia?

Visto que, um dos principais produtos em que o Brasil é dependente, são importados de lá, como os fertilizantes agrícolas. Uma possibilidade, é a dita anteriormente, o Brasil realizar o pagamento para uma conta em Genebra.

Com a saída da Rússia do Swift, por que a moeda russa está mais valorizada atualmente?

De certo modo, as sanções impostas à Rússia podem ter contribuído para que a moeda fosse valorizada, pois dessa forma, como proteção ao rublo, o Kremlin impôs taxas de juros altas ao Banco Central, exigiu que o gás natural fosse vendido em rublo, além de forçar exportadoras a venderem divisas.

Além disso, a alta dos preços do petróleo, gás natural, carvão e até mesmo as exportações dos últimos meses para a União Europeia, contribuiram para o Kremlin ter ganho bilionários.

Porém, essa valorização pode acabar. De acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), é esperado que sanções e incertezas afetem o investimento e exportações, além de deprimir as importações e o consumo privado da Rússia.

Conclusão

Com isso, temos que o Swift é um dos principais meios de negociações interbancárias, pois através dele é possível encontrar uma transparência e organização, fazendo com que se diminua riscos.

Além disso, é importante ressaltar que o banimento desse sistema poderá trazer consequências drásticas, impactando na economia do país banido e daquele que realiza negociações diretas.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo