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7 principais carreiras digitais para obter renda extra na internet

A flexibilidade, boa remuneração e comodidade de trabalhar em casa explicam por que as carreiras digitais são indicadas para quem quer ganhar renda extra.

Quem acompanha as tendências do mercado já percebeu que o interesse por carreiras digitais aumentou muito nos últimos anos, especialmente após a pandemia.

Esse interesse é motivado por vários fatores como questões econômicas, condições de trabalho e o crescimento da transformação digital das empresas. Por este motivo, profissões como social media, UX Design, growth hacker e cientista de dados são cada vez mais requisitados pelo mercado.

Além disso, o fato de que as profissões digitais são novas e ainda não exigem formações específicas também influenciam nesse movimento. Isso favorece quem está buscando alternativas para mudar de profissão ou ganhar uma renda extra para aumentar a remuneração mensal.

Mas o que explica esse fenômeno e quais carreiras digitais ajudam trabalhadores a ganhar uma renda extra?

  • Por que as carreiras digitais estão em alta?
  • A flexibilidade do trabalho digital
  • Remunerações mais altas aumentam o interesse pelas carreiras digitais
  • Quais são as melhores carreiras digitais para ganhar uma renda extra?
  • Bônus: Como ganhar dinheiro na internet
  • Conclusão

Carreiras Digitais em Alta no Brasil e Mundo

O aumento do interesse por carreiras digitais não está relacionado apenas a divulgação dessas profissões na internet. Na verdade, o cenário econômico do país e as dificuldades financeiras que muitos brasileiros têm enfrentado também influenciam nessa tendência.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registrou uma taxa de desemprego de 10,5% em abril de 2022. Embora o número ainda seja alto, é a menor taxa registrada desde 2015. Porém, a recuperação econômica e a consequente abertura de vagas nesse período pós-pandemia não é acompanhada pelo aumento da renda mensal dos brasileiros.

Segundo o IBGE, o rendimento médio mensal domiciliar por pessoa caiu 6,9% em 2021, considerado o menor valor registrado desde 2012. Além disso, o aumento da inflação e a desvalorização do real frente ao dólar fazem com que as famílias enfrentem dificuldades para manter seu estilo de vida e pagar suas contas em dia.

Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que o número de famílias endividadas no Brasil alcançou um recorde em abril de 2022. Cerca de 77,7% das famílias estão inadimplentes, sendo que 10,9% desse grupo não têm condições de pagar as contas atrasadas.

Neste cenário, cada vez mais pessoas estão buscando alternativas viáveis para ganhar uma renda extra e complementar sua remuneração mensal. Além desses fatores, a insatisfação com os salários baixos e as condições de trabalho inflexíveis também explicam o interesse pelas carreiras digitais.

A flexibilidade do trabalho digital

Outro fator que influencia na alta das profissões digitais é a flexibilidade de horário associada a esse tipo de trabalho.

Como as pessoas que buscam uma renda extra geralmente encaram uma dupla jornada de trabalho, essa característica também atrai os interessados em aumentar a renda no fim do mês.

Afinal, você só precisa de um computador, uma boa conexão com a internet e o conhecimento necessário para fazer o trabalho.

Sendo assim, não é necessário encarar ônibus, filas ou qualquer outro obstáculo para ganhar algum dinheiro. Afinal, tudo pode ser feito no conforto da sua casa.

Diante dessas vantagens, até mesmo quem tem um trabalho fixo está buscando vagas que permitam uma jornada mais flexível. De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 78% dos profissionais brasileiros já entenderam que é possível trabalhar numa jornada mais flexível.

Esse número reflete as mudanças comportamentais que surgiram durante a pandemia, quando várias empresas adotaram o regime de trabalho home office. Depois disso, os profissionais entenderam que o trabalho digital e flexível é uma alternativa viável e eficiente para trabalhar e aumentar sua renda.

Remuneração e interesse pelas carreiras digitais

Além da necessidade de renda extra e da flexibilidade, outro fator explica o sucesso das carreiras digitais: a remuneração mais alta. De acordo com o relatório Digital Skills, mais de 50% dos profissionais digitais ganham até R$ 6,6 mil. Porém, o valor médio da remuneração varia de acordo com a carreira escolhida.

Segundo o relatório, quem trabalha comoProduct Management e Desenvolvimento de Software tem acesso aos melhores salários. Afinal, mais da metade dos profissionais que atuam nessa área ganham acima de R$10 mil.

Outra carreira que merece destaque é o UX Design, cuja demanda tem crescido no mercado. Cerca de 62,5% dos profissionais que trabalham nessa área recebem entre R$ 3,3 mil e R$ 10 mil.

Por fim, as carreiras construídas na área de Marketing Digital também estão em alta. No setor, a remuneração varia muito em função das especialidades que se enquadram nesse grupo.

Profissionais que atuam como social media, copywriting, growth, gestor de conteúdo, entre outros exemplos, trabalham nesse nicho. Por isso, cerca de 31,5 % das pessoas que atuam nessa área ganham até R$3,3 mil. Quase a mesma porcentagem (33,5%) recebe entre R$ 3,3 mil e R$ 6,6 mil. E ainda existem aqueles (20,5%) que ganham entre R$ 6,6 mil e R$ 10 mil.

Com todos esses dados, fica mais fácil entender por que tanta gente tem se interessado pelas profissões digitais.

Quais as Carreiras digitais para ganhar uma renda extra

Depois de conferir tantos dados, você pode ter ficado interessado em ganhar uma renda extra com trabalho digital.

Se esse é o seu caso, confira abaixo as 7 melhores carreiras em que você pode investir para complementar sua renda.

Gestor de Mídias Sociais

O gestor de mídias sociais é um dos profissionais mais requisitados. Afinal, ele é responsável por gerar conteúdo e administrar suas redes sociais das empresas, que hoje são ferramentas essenciais para melhorar os resultados de qualquer negócio.

Para isso, o gestor precisa criar estratégias e ações para construir uma conexão com o público, gerar engajamento e, por consequência, aumentar as vendas do cliente/contratante. Tudo isso deve ser feito com muito cuidado para não prejudicar a reputação da empresa.

Por esse motivo, o gestor também precisa gostar de analisar dados, acompanhar tendências e desenvolver estratégias para ajudar a empresa a atingir esses objetivos.

Para conseguir lidar com essas funções, é essencial que o profissional goste de acompanhar o que acontece nas redes sociais e na internet. Além disso, as empresas geralmente priorizam a contratação de pessoas formadas em comunicação, publicidade, marketing e administração para fazer esse tipo de trabalho.

Especialista em UX

O objetivo do especialista em UX é melhorar a experiência do usuário enquanto a pessoa interage ou consome no site, aplicativo ou plataforma online/offline da empresa. Para isso, ele pode se especializar em diferentes segmentos.

O UX Designer precisa construir caminhos e estratégias que facilitem a navegação e o consumo dos produtos ou serviços da empresa. Já o UX Writer precisa pensar em todos os elementos textuais que vão facilitar a navegação e consumo, como botões, call to actions, formulários e links.

Por fim, temos o UX Research, que tem uma função mais estratégica, já que é responsável por analisar dados, criar personas e fazer pesquisas importantes para o sucesso de sites e plataformas.

Como cada vez mais empresas tem se preocupado em ganhar espaço no mercado digital, a busca por esses profissionais está em alta. Afinal, um site ou app que favoreça a experiência do usuário ajuda a melhorar os resultados do negócio.

O melhor de tudo? Não precisa de formação específica.

Não é necessário ter uma formação específica para começar alguma dessas carreiras, até porque são profissões novas. Por isso, existem poucos cursos de graduação e pós-graduação na área de UX.

Geralmente quem é formado nas áreas de comunicação, tecnologia e análise de dados tem mais interesse e facilidade nesse tipo de trabalho digital. De qualquer forma, existem vários cursos técnicos, cursos online e mentorias que podem te ajudar a ingressar na carreira de UX.

Especialista em UI

O profissional de UI, também chamado de UI Designer, é responsável por desenvolver o ambiente virtual intuitivo, que facilita a interação entre a empresa e seus clientes. Ou seja, ele cria a interface que o usuário vai utilizar. Por isso, ele define questões como cores, formatos e ambiente digital do site, aplicativo ou plataforma.

Na prática, esse profissional completa o trabalho do especialista em UX. Por esse motivo, o UI Designer também está em alta. Como existem poucos cursos de formação em UI, geralmente os profissionais formados em design, arquitetura e comunicação são os mais procurados para esse tipo de vaga.

Além dessas formações, é importante ter um amplo conhecimento em tecnologia e ferramentas gráficas.

Growth Hacker

O Growth Hacker é o profissional responsável por conectar o produto ou serviço da empresa com o seu público-alvo. Para isso, ele utiliza estratégias de marketing, tecnologias de informação e engenharia para favorecer o crescimento rápido e escalável do negócio. Tudo isso de uma forma inovadora e criativa, alinhada com todas as áreas empresas.

Ou seja, o growth hacker é praticamente um estrategista corporativo. Por esse motivo, empresas digitais e startups investem nesse tipo de profissional para alavancar seus resultados mesmo com poucos recursos disponíveis.

Ainda não existe uma formação específica para trabalhar com growth, mas geralmente as empresas escolhem profissionais formados em administração, marketing, publicidade e até engenheiros para trabalhar nessa área.

Além disso, é importante que a pessoa interessada nesse tipo de vaga tenha um perfil mais estrategista e que goste de acompanhar as inovações e tendências do mercado.

Cientista de Dados

O cientista de dados ou data scientist é responsável por analisar dados de fontes internas e externas da empresa. Além disso, ele também deve ser capaz de traduzir esses dados em informações relevantes para o negócio.

Por este motivo, esse profissional também deve interpretar as informações, criar relatórios e aplicar algoritmos, entre outras ferramentas que permitem a predição e análise dos dados da empresa.

Como esses dados são essenciais para ajudar as empresas a entenderem as tendências de consumo e o desempenho do negócio, a profissão de cientista de dados está em alta e deve continuar crescendo.

Porém, assim como as profissões anteriores, não existe uma formação específica para começar a carreira como data scientist. Mesmo assim, é importante investir em cursos sobre o tema, ter habilidade com tecnologia, conhecimento em matemática e não ter problema para trabalhar com estatística.

Não à toa, engenheiros, cientistas da computação, administradores, físicos, economistas, entre outros profissionais acostumados com números têm mais facilidade para se tornarem cientistas de dados.

Marketing Digital

Nesse caso, a recomendação não é apenas uma carreira digital, mas um nicho de mercado que está em alta e oferece muitas oportunidades. Quem trabalha com marketing digital pode ser responsável por criar campanhas digitais, lançar produtos, planejar o marketing, fazer o copy e a comunicação da empresa, entre outras atividades.

Os profissionais com conhecimento nessa área estão em alta porque seu trabalho é essencial para empresas interessadas em expandir e melhorar sua presença digital e seus negócios.

Para ingressar nessa carreira, o ideal é ser formado em publicidade e propaganda, administração e marketing digital, que é um curso recente. Porém, as empresas também contratam pessoas que comprovam seu conhecimento e habilidades para trabalhar nessa área.

Afiliado Digital

Por fim, temos a carreira digital mais recomendada para quem quer ganhar uma renda extra. Para começar neste trabalho, basta se cadastrar num programa de afiliados e divulgar os produtos e serviços da empresa responsável pelo programa.

Essa divulgação deve ser feita no site, blog ou redes sociais do afiliado, que deve criar conteúdo e estratégias para vender esses produtos ou serviços. Quando alguém finaliza a compra ou clica no item indicado por meio dessa divulgação, o afiliado recebe uma comissão.

O marketing de afiliados não te deixa rico do dia para noite como muitos imaginam. Porém, com dedicação, disciplina, paciência e boas estratégias, é possível criar uma boa fonte de renda.

Para trabalhar como afiliado, não é necessária nenhuma formação específica. Apesar disso, é importante estudar as estratégias de marketing digital, marketing de conteúdo e SEO para conseguir engajar e fidelizar consumidores.

Seguindo essas carreiras, será muito mais fácil ganhar uma renda extra e, quem sabe, até mudar de vez de profissão.

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