Como funciona o Empréstimo com garantia de imóvel da Caixa?
Esta querendo um emprétismo com Garantia de Imóvel da Caixa, mas não sabe como funciona? Agora a empresa passou a disponibilizar uma nova linha de crédito pessoal. Conheça agora mesmo.
Agora com essa nova linha de crédito, você pode usar o seu imóvel comercial ou residencial, para solicitar o crédito com algumas condições especiais e diferenciadas.
Amarrando seu imóvel você tem a vantagem de conseguir o crédito com uma redução de taxa de juros, já que o bem reduz drasticamente o risco para o banco.
Os Bancos tem receio de emprestar dinheiro para as pessoas, pois assumem um risco altíssimo caso ela venha a não pagar corretamente as parcelas. Quando eles amarram o imóvel no empréstimo, esse imóvel fica como garantia caso a pessoa deixe de pagar.
A pessoa pode solicitar o valor do crédito conforme ela quiser, porém, tem que respeitar o prazo máximo estipulado pelo banco que é de 180 meses (15 anos) e você só pode solicitar crédito até 60% do valor do seu imóvel.
Os imóveis que serão amarrados como garantia também devem estar livres de ônus, não podendo estar amarrado em outro crédito para a Caixa ou qualquer outro banco.
Agora no decorrer do post, entenda como funciona o Empréstimo com Garantia de Imóvel pela Caixa.
Como solicitar o Empréstimo com Garantia de Imóvel da Caixa?
O processo de solicitação do crédito na teoria é bem simples, tudo vai depender do valor do imóvel que você possuí e alguns outros pontos que podem ser um divisor de águas para o banco, que veremos a seguir.
Tenha os Documentos Necessários em Mãos
Logo que você for solicitar o crédito, é importante ter as documentações em mãos para o correspondente bancárioou gerente consiga prosseguir com a sua análise. Sem a falta de um desses documentos, eles irão pedir para você retornar depois. Leve com você:
- Documento de Identificação (RG ou CNH);
- Comprovante de Renda Atualizado (Não pode ser um Comprovante antigo);
- Matrícula do Imóvel
Assim que você entregar os documentos, a Caixa mandara um de seus colaboradores até o imóvel para avaliar o seu valor de venda e suas condições de uso. Nessa parte eles querem ver realmente se o Imóvel está em condições para ser amarrado ao contrato (Imóveis antigos, com muitas reformas a fazer as vezes acabam inviabilizando a operação).
Onde Contratar o Crédito com Garantia de Imóvel?
A pessoa pode optar em ir até uma Agência da Caixa para dar entrada, como também procurar por um correspondente bancário da Caixa.
Uma das obrigações que o cliente vai precisar, será contratar o Seguro de Danos Físicos do Imóvel (DFI), conforme a legislação e alíquota vigente. Esse seguro cobre os prejuízos causados por incêndio, queda de raio, explosão, inundação e alagamentos.
Um outro seguro opcional que o cliente pode contratar é o Seguro por Morte ou Invalidez permanente (MIP). Ele vai garantir a quitação da dívida em caso de morte ou invalidez permanente total por acidente do devedor.
Limites e Taxas do Empréstimo
O Banco Caixa disponibiliza três modalidades e taxas diferentes para os clientes, de acordo com o perfil e imóvel amarrado. Veja abaixo:
- Taxa Fixa: a partir de 0,8% ao mês, com prazo de 15 anos e com garantia de até 60% do valor do imóvel.
- Índice de Preços ao Consumidor Amplo: a partir de 0,6% ao mês com prazo de 15 anos e garantia de até 50% do valor do imóvel.
- Taxa Referencial (TR): a partir de 0,7% ao mês, com prazo de até 15 anos, com até 60% do valor do imóvel.
Uma coisa em comum entre todas as modalidades é que o prazo máximo de financiamento é de 15 anos. O valor máximo da renda mensal do cliente que pode ser comprometida a pagar a prestação é de no máximo 30%.
O cliente pode escolher qual taxa se enquadra melhor para ele. Ele pode usar o Sistema de Amortização Constante, que tem parcelas um pouco mais pesadas no inicio do crédito e com a redução do valor da prestação ao longo do tempo, conforme for pagando. Ou também pode optar pelo Sistema Francês de Amortização, com parcelas Fixas.
Indicamos que você opte pelo Sistema de Amortização Constante, mas é uma opinião nossa. Você vai pagar um pouco mais pesado no começo, porém, conforme o tempo for passando vai ficando mais tranquilo pagar o crédito.
Vantagens e Desvantagens do Crédito Caixa:
Sem dúvidas, um dos principais motivos das pessoas procurarem pelo empréstimo da Caixa são as taxas de juros baixas e a possibilidade de usar o imóvel como amarração, desde que estejam livres de ônus.
Porém, não será possível utilizar o FGTS, pois é um empréstimo comercial. A utilização do FGTS somente é permitida para contratos de financiamento habitacional assinados no âmbito do Sistema Financeiro Habitacional (SFH).
E por fim, tenha em mente que você não pode se tornar inadimplênte! Se isso ocorrer durante meses, pode acarretar na perca do seu imóvel, mesmo que ele seja o único imóvel da sua família.
Existem relatos na internet de diversas pessoas que solicitaram o crédito, conseguiram amarrar o imóvel, porém, em algum momento de suas vidas passaram por uma situação financeira delicada, não conseguindo pagar a parcela e acabaram perdendo seu único bem, seu imóvel.
Então antes de solicitar, tenha em mente que você deverá arcar com essa responsabilidade. O Banco não pega o imóvel logo de cara, caso você atrase uma parcela, porém, conforme o individamento vai crescendo, esse risco é uma realidade.
Conclusão
Agora que você chegou até aqui, já sabe exatamente como funciona o empréstimo com garantia de Ímovel da Caixa. É importante entrar em contato com os bancos e correspondentes, caso não tenha ficado claro qualquer ponto abordado nesse artigo.
Essa modalidade de crédito é muito utilizada por diversos países no mundo, principalmente nos Estados Unidos, conhecida lá como Home Equity, que é um refinanciamento ou crédito de garantia de imóvel (CGI).
Para você ter uma idéia, a expectative de crescimento desse investimento da Caixa é alta. Eles esperam aumentar o volume desse tipo de empréstimo em mais de 10 vezes nos próximos anos.
Afinal, como vimos no artigo, é um crédito muito seguro pois está amarrando um imóvel a ele.
Outros bancos como Bradesco, Itaú e Santander, e algumas fintechs como a bcredi e a Creditas oferecem esse tipo de empréstimo. Então, cabe a você pesquisar e comparar as taxas para fazer uma boa escolha.
Fonte: Idinheiro