CryptoativosRenda Variável

O que é SushiSwap? Vale a pena?

O SushiSwap vai além de uma criptomoeda. Com lançamento em agosto de 2020, esse é um token, que além de criptomoeda oferece a troca descentralizada. A plataforma serve para qualquer pessoa que deseja realizar a troca de cripto.

Se você ainda não conhece o que é a plataforma ou quer entender um pouco mais, veja o que precisa a seguir:

  • O que é o Sushi Swap?
  • Como funciona o SushiSwap?
  • Como funciona o SushiSwap Farms?
  • Mercado automatizado baseado no código
  • Entendendo o Ataque Vampiro
  • A controvérsia do SushiSwap
  • Trocar criptomoedas, emprestar e ganhar recompensas
  • Não precisa de conta para usa a Sushi
  • SushiSwap é um token de governança
  • O Mercado Competitivo

O que é o Sushi Swap?

Esse é um software que se encontra no Ehtereum, buscando incentivar os usuários a fazerem operações de uma plataforma em que os próprios podem realizar a compra e venda de criptoativos.

A ideia é bem próxima de plataformas como a Uniswap e Balancer, no entanto, o SushiSwap utiliza uma coleção de pools de liquidez para conseguir alcançar o seu objetivo. Contudo, primeiramente os usuários irão fazer o bloqueio de ativos em contratos inteligentes e os vendedores compram e vendem as criptos desse pool, trocando um token por outro.

Além disso, é permitido que esses usuários façam as negociações das criptomoedas sem precisarem de uma pessoa administrando as opreações centrais. Assim sendo, aqueles que possuem criptomoeda nativa do Sushi Swap, a SUSHI é quem tomam as decisões.

Dessa forma, qualquer um que possua saldo de SUSHI, consegue propor alteração no funcionamento, bem como realizar a votação em propostas eviadas por outros usuários.

Como funciona o SushiSwap?

A principal função que o ativo possui é de fazer o espelhamento de uma troca tradicional. Dessa forma, ele facilita a compra e a venda dos diferentes ativos criptográficos entre seus usuários.

No entanto, em troca de serem suportados por uma entidade mais central, os tokens serão negociados no Sushi Swap e mantidos em contratos inteligentes, com os usuários realizando bloqueios de criptografia no software, que os comerciantes podem acessar.

Vale ressaltar que os negociantes que estão com ativos bloqueados pagam uam taxa, essa taxa é distribuída para todos os provedores de liquidez, isso ocorre de maneira proporcional e baaseando na sua contribuição para o pool.

Como funciona o SushiSwap Farms?

No SushiSwap Farms, aqueles que são provedores de liquidez, fornecem uma contribuição para os pools da plataforma ao conectar sua carteira Ethereum ao software e bloquear dois ativos em contrato inteligente.

Os compradores, no entanto, podem fazer a troca dos tokens dentro do pool, isso com base nas regras do protocolo. Já os contratos inteligentes que executam o SushiSwap concedem uma quantidade de tokens do comprador, em seguida enviam uma quantidade equivalente de volta. Isso ocorro para manter o preço total do pool constante.

Os provedores recebem uma recompensa com taxas de protocolo, bem como parte dos 100 SUSHI recém-cunhados como uma troca para manter a liquidez nos pools. Além disso, os provedores conseguem recuperar os fundos sempre que quisere, junto com a “colheita”, ou seja, a criptografia obtida com agricultura.

Contudo, aqueles usuários que quiserem ter maiores ganhos de criptomoedas após a escolhe do SUSI, poderá utilizar o SushiBar, um aplicativo em que você pode apostar a moeda para ganhar token xSUSHI, que é o token normal com parte das taxas geradas na bolsa.

Mercado automatizado baseado no código

O SushiSwap é um meio de troca descentralizada, cuja denominação é criador de mercado automatizado (AMM). Assim sendo, por meio dele os usuários podem fazer a negociação de seus tokens de criptomoedas, porém sem autoridades para gerenciar as transações.

No lugar das autoridades, o software define preços de forma automática por meio de fórmulas matemáticas e processa as negociações ao usar contratos inteligentes.

Para os fundos, a plataforma possui pools de liquidez ou grandes pools de fundos. Dessa forma, os usuários emprestam as criptomoedas que possui em troca de serem recompensados.

Contudo, a plataforma não é a única nesse modelo e possui base na Uniswap (UNI). Com isso, o desenvolvedor Chef Nomi, anônimo fez a bifurcação do código ou seja, usou o código do Uniswap para criar a então plataforma.

Entendendo o Ataque Vampiro

No lançamento, a plataforma acabou passando por um problema, o de trazer usuários que fizessem empréstimos de suas moedas. No entanto, isso era algo que eles já conseguiam realizar na Uniswap, portanto, era necessário um incentivo para que eles mudassem.

Para isso, o Chef Nomi forneceu um incentivo em que os usuários poderiam recebê-los ao fazer o depósito no SushiSwap. Além disso, ele criou uma tática de modo que ajudasse a plataforma a alcançar uma certa vantagem sobre a outra.

Dessa forma, os usuários precisavam depositar os tokens Uniswap para que ganhassem recompensas, e com isso, eles iriam ganhar mais do que poderiam com a plataforma inicial.

Toda essa movimentação acabou sendo denominada “ataque de vampiro”, pois levou à drenagem de liquidez no Uniswap. Ao final, o Sushi acabou ganhando aproximadamente US$ 810 milhões em fundos, porém, o evento atraiu atenção para as duas, que ganharam muitos usuários.

A controvérsia do SushiSwap

Esse software não está longe das controvérsias. O desenvolvedor, o Chef Nomi cometeu um crime mais conhecido por “puxão de tapete”, ou seja, o desenvolvedor recebeu fundos de investidores de um projeto.

O Chef, no entanto, acabou levando mais de 2,5 milhões de tokens SushiSwap e 20.000 Etehreum no dia 5 de setembro de 2020, isso uma semana depois do lançamento, quando a moeda custava aproximadamente US$ 14 milhões.

Alguns participantes da comunidade acabaram se decepcionando, mas não acabou. Sam Bankman-Fied, CED da exhchange de cripto FTX e um dos primeiros investidores do Sushi se ofereceu para tomar a frente do projeto e doar 5 milhões de tokens.

Dessa forma, organizaram uma nova equipe para fazer a execução do projeto. Nomi se desculpou e devolveu as criptomoedas que pegou.

Trocar criptomoedas, emprestar e ganhar recompensas

Como dito, com o SushiSwap os usuários conseguem realizar alguma ações, dentre ela a troca, empréstimo e venda. No entanto, existem outras opções, veja todas elas a seguir:

  • Swap: fazer a troca de uma criptomoeda por outra. Exemplo: USD (USDC) por Ethereum (ETH);
  • Empréstimo: emprestar as criptomoedas após o fornecimento de garantias;
  • Emprestar: empreste suas criptomoedas para que outros também possam fazer o mesmo e ganhar juros em cima delas;
  • Fazenda: coloque as criptomoedas em um dos pools de liquidez para ganhar recompensas. Os pools contém combinações de duas ou mais moedas e você tem que colocar a quantia igual em cada uma;
  • Aposta: coloque os tokens SushiSwap para ganahar recompensas.

Não precisa de conta para usa a Sushi

Para você que está mais acostumado com a troca de forma centralizada, no SushiSwap como dito, isso ocorre de maneira diferente. Assim sendo, você não preciar criar uma conte e nem mesmo passar por todo o processo de verificação.

No entanto, para que você realize a ação, será preciso ter uma Wallet. No próprio aplicativo do SushiSwap você consegue conectar a carteira e fazer uso dela para as trocas, empréstimos e outros fins.

Isso torna tudo mais rápido do que uma troca centralizada, porém, é preciso ter saldo na Wallet, visto que não é possível comprar no SushiSwap por meio da conta bancária ou cartão de crédito.

Assim sendo, a maioria dos usuários realizar isso primiero em uma exchange normal, centralizada e posteriormente transferem os fundos para as carteiras de criptomoedas e conecta no aplicativo.

SushiSwap é um token de governança

Não sendo necessariamente um token, o SushiSwap funciona de forma equivalente, concedendo aos seus detentores o direito de votar no futuro da bolsa. Caso você compre o token, vai poder votar nas propostas, de modo a ajudar na determinação do que ocorre com elas.

No entanto, esse não é o único motivo para mantes seu token, visto que você pode fazer apostas com eles na plataforma. Assim sendo, se você fizer, recebe parte das taxas de swap na bolsa. Por ser uma maneira mais fácil de ganhar criptomoedas, essa é uma ação que todos deveriam fazer.

Além disso, caso a exchange continue em crescimento e se tornando popular, o valor da criptomoeda também poderá crescer junto.

O Mercado Competitivo

O projeto do SushiSwap é interessante e chama a atenção, no entanto, vale lembrar que essa não é a única exchange que funciona dessa forma. Assim sendo, uma das inspirações veio do Uniswap, que costumar ter maior atividade de negociações diariamente.

Algumas outras plataformas descentralizadas foram criadas, como a PancakeSwap, que também chamou a atenção. Contudo, quais delas continuarão em pleno funcionamento e sucesso futuramente? Pois vale lembrar que esse é um mercado altamente competitivo.

masterdicas

O Maior e Mais Atualizado Portal do Investimento, com conteúdo todos os dias sobre Renda Fixa, Renda Variável, CryptoAtivos e muito mais. O mundo de investimento é pequeno para nós.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo