Como criar um Planejamento Financeiro Pessoal em 8 passos
Se você anda apertado ou querendo realizar sonhos e se vê sem controle no momento de gastar seu dinheiro, saiba que ter um planejamento financeiro pessoal te ajuda a cumprir com seus objetivos.
Se você ainda não sabe como fazer um planejamento financeiro de maneira eficaz, não se preocupe, irá descobrir seguindo os passos desse artigo.
- 1. O que é um planejamento financeiro pessoal?
- 2. Para que serve um planejamento financeiro pessoal?
- 3. Qual a importância de ter um planejamento financeiro?
- 4. 8 passos para construir o seu planejamento financeiro
- 5. Conclusão
O que é um planejamento financeiro pessoal?
O planejamento financeiro pessoal, nada mais é do que um controle sobre o dinheiro que se ganha e gasta. Através dele, será possível traçar estratégias para que seja cumprido os seus objetivos.
Portanto, para que isso ocorra, é necessário ter uma consciência de quais são as suas despesas fixas e eventuais. Sobretudo, para quando houver um imprevisto.
A partir disso, tenha em mente como o valor de entrada poderá ser administrado, e com esse método de organização você consegue tomar boas decisões.
Para que serve um planejamento financeiro pessoal?
Com um planejamento financeiro pessoal, você consegue equilíbrio em seus gastos, além de tomar decisões de mais controladas, sem realizar gastos de forma impulsiva.
Além disso, se você quer viver uma vida sem dívidas, o planejamento permite que você tenha uma vida mais organizada, com economias e prioridades bem definidas.
Qual a importância de ter um planejamento financeiro?
Um dos principais motivos para que se tenha um planejamento financeiro é para evitar possíveis imprevistos, que chegam sem a menor espera, e geralmente em momentos inoportunos.
A partir do momento que se tem um bom planejamento financeiro traçado, essa se torna uma das coisas possíveis de se evitar, pois te permite a programação de ter uma reserva para emergências.
Sobretudo, quando você aprende a definir suas metas e objetivos, se torna mais fácil manter o foco em seus sonhos, desenvolvendo uma disciplina para que consiga economizar e ter um dinheiro ao logo do tempo.
Além disso, é essencial ter suas prioridades bem definidas, de modo que consiga realizar o que é considerado como relevante para você.
8 passos para construir o seu planejamento financeiro pessoal
Antes de mais nada, lembre-se: o planejamento financeiro funciona como uma ferramenta para que você consiga traçar metas e objetivos a serem feitos com o seu dinheiro, de modo a entender o momento atual de sua vida, colocando em detalhes o necessário para que se cumpra com o plano.
1. Defina seus objetivos de finanças no médio e longo prazo
A primeira coisa para pensar é de que suas metas, e sobretudo, os seus objetivos, deverão fazer parte do seu planejamento financeiro, seguindo a sua realidade atual, de modo que você consiga realizar.
Para que isso seja possível, separa as metas e objetivos em curtos, médios e os de longo prazo, estabelecendo um período de conclusão para cada um deles, de modo que fique fácil definir uma quantia necessária a ser guardada para a conclusão deles.
2. Desenvolvendo uma mentalidade financeira
Ter essa mentalidade financeira mostra que você sabe lidar com o seu dinheiro, mesmo que sendo da maneira mais simples e mínima.
Mas para desenvolvê-la, é preciso que você esteja aberto as novas oportunidades que surgirem, além de conhecer as formas de investimento que podem ser realizadas com seu dinheiro, optando pela escolha que seja melhor para você.
Vale ressaltar que uma das melhores formas de se adquirir e desenvolver essa mentalidade financeira é através do conhecimento, portanto, tenha acesso aos livros de educação financeira e aproveite as oportunidades que a internet propões, de modo que consiga ter uma nova mentalidade relacionada ao dinheiro.
3. Organizando seu orçamento mensal
No desenvolvimento de seu orçamento mensal, você deverá definir limites e metas para os seus gastos em um determinado tempo, nesse caso, no mês. O ideal é que você comece planejando seu orçamento a partir de análises sobre os seus gastos.
Para que seja melhor o entendimento. Primeiramente, saiba o valor de entrada, separe seus gastos fixos e em seguida suas prioridades para aquele mês, estipulando um valor x sobre ele.
Caso sobre dinheiro, o separe por entre as categorias, feito isso, siga para o último ponto, que é realizar o acompanhamento de seus gastos e ver se tudo tem saído da maneira como o esperado.
4. Adequando seu padrão de vida ao orçamento
Quando chegar ao final de seu planejamento, você irá conseguir obter uma boa visão a respeito de sua vida e realidade financeira, e ter em mente se está gastando ou não mais do que deveria.
Portanto, ao se deparar com sua organização financeira, faça uma análise mais fria do que está vendo e passe a estabelecer alguns limites em seus gastos, identificando quais coisas são supérfluas e podem ser evitadas de comprar.
5. Possui dívidas? Planeje-se para sair delas
Uma das principais coisas a serem feitas é, em primeiro lugar, realizar o pagamento de suas dívidas. Dessa forma, com o seu planejamento bem definido, a quantia que restar deverá ser destinada, prioritariamente, ao pagamento dessas dívidas.
6. Encontre formas de poupar dinheiro
A partir de suas análises e conclusão sobre o planejamento financeiro, chega o momento de você começar a poupar. Para que você consiga fazer isso, existem diversas maneiras, como seguir um desafio a si mesmo de poupar uma determinada quantia por mês.
Além disso, uma outra possibilidade é realizar investimentos, pois dessa forma o seu dinheiro estará sendo poupado e gerando um retorno.
7. Amplie seu conhecimento em organização financeira pessoal
Uma das coisas mais importantes para se ter um bom planejamento financeiro é ampliando o seu conhecimento em educação financeira, algo que só aprendemos indo atrás, procurando e se dedicando muito.
Portanto, tenha em mente que esse conhecimento irá agregar valores em sua vida, sobretudo em seu planejamento financeiro.
8. Concluiu uma meta? Defina os próximos passos
Após realizar uma meta de seu planejamento financeiro, comemore e siga para os próximos passos. Defina suas próximas metas, seus próximos sonhos e objetivos, para que eles sejam concluídos.
Lembre-se, eles deverão seguir o que estiver de acordo com o planejamento financeiro pessoal.
Conclusão
Agora você já sabe como fazer um planejamento financeiro pessoal, além de claro, da sua importância, portanto, está na hora de traçar o seu.
Mas não se esqueça de seguir os passos e a dicas que foram faladas, elas servirão como um bom direcionamento de como começar a se organizar melhor.