CryptoativosTecnologia

Como funciona e o que é a tecnologia Blockchain?

Antes de mais nada, a tecnologia Blockchain é um termo que ganhou e vem ganhando o mundo. Sobretudo, ela veio do encontro da tecnologia com o universo financeiro e ganhou a atenção do mundo há pouco tempo.

De antemão, por ser um assunto novo, ele é considerado uma inovação superimportante, e por isso se torna um pouco complexo. Além disso, envolve dinheiro, o que gera algumas dúvidas entre as pessoas.

Desse modo, o termo é caracterizado como uma rede de registro de informações que sofrem alterações através de blocos protegidos pela criptografia. Esses blocos são conectados e não se alteram e nem podem ser excluídos após a verificação.

  • 1. O que é a tecnologia Blockchain?
  • 2. Por que a Blockchain é tão importante?
  • 3. Como funciona a Blockchain?
  • 4. Entenda o que é o funcionamento em sequência na Blockchain
  • 5. O que são contratos inteligentes?
  • 6. Quais são os benefícios da Blockchain?
  • 7. Quais os tipos de redes da Blockchain?
  • 8. Conclusão

O que é a tecnologia Blockchain?

A tecnologia da Blockchain é como se fosse um livro-razão, com um sistema de compartilhamento e distribuição que facilita o registro das transações, além do rastreamento de ativos em uma rede comercial.

Pela tecnologia ser um banco de dados, ela tem proteção contra falhas e adulterações, e suas utilidade vão se alternando entre a tecnologia e a criptomoeda Bitcoin. Mas, vale lembra que a Blockchain não serve apenas para criptomoedas, ela apenas faz o Bitcoin ser distribuído de forma segura, rastreável e sigilosa.

Por outro lado, ela também faz com que todo o tipo de transação seja processada e registradas, sendo eles um bem tangível ou intangível. Nesse caso, um bem tangível seria uma casa, carro ou dinheiro. Já o intangível, pode ser propriedades intelectuais, patentes, NFT, direitos autorais, e mais.

Desse modo, qualquer coisa que se tenha valor poderá ter rastreamento e negociado através de uma rede de blocos, sendo assim, reduzindo riscos e custos para os envolvidos.

Portanto, a Blockchain serve para o futuro das transações, passando confiança, transparência, estabelecendo prestação de contas e ao mesmo tem que facilitar os processos de negócios de modo que seja eficiente.

Por que a Blockchain é tão importante

A Blockchain é uma tecnologia ideal para a entrega de informações. Nela contém o fornecimento desses dados de modo imediato, compartilhado e transparente.

Além disso, ela só poderá ser acessada por pessoas autorizadas, garantindo segurança, confiança e eficiência.

Como funciona a Blockchain?

De modo geral, a Blockchain faz o armazenamento de transações nos blocos, e estes se ligam entre si e dessa forma geram uma cadeia.

Portanto, entenda como funciona: suponha que você quer realizar uma transação para uma pessoa. Essa transação será interpretada como um bloco online e ele irá ser passado adiante, as pessoas irão ter acesso e fazer uma verificação, depois disso o bloco será inserido em uma cadeia, fazendo o registro transparente de sua transação e por fim, chegará ao destinatário.

Com isso, podemos concluir que o funcionamento da Blockchain está caracterizado pelo registo das transações em um bloco de dados, que após sua ocorrência irá apresentar o movimento de um ativo, podendo ter o registro das informações que você desejar

Por último, essas transações serão bloqueadas como um conjunto dentro de uma cadeia que não se reverte, ou seja, a Blockchain. Sendo assim, cada bloco adicionado aumenta a força do anterior se tornando uma rede.

Todo esse sistema serve para que seja imutável, eliminando as possibilidades de fraude.

Entenda o que é o funcionamento em sequência na Blockchain

De modo geral, ao realizar uma transferência, você irá utilizar uma senha, e assim colocar as informações dessa transação pela rede. Com isso, um bloco será criado, e nele terá informações do destinatário, depois esse bloco será transmitido por essa rede e começará o processo de validação.

A partir desse momento, os mineradores que estão presentes em toda a rede, irão resolver as condições da transação para que ela seja processada.

O que são contratos inteligentes?

Os contratos inteligentes são um acordo entre os envolvidos, e sua execução acontece de forma automática, além disso, ela é interpretada por um código que irá traduzir para um discurso legal e transmitir em um programa executável.

Com isso, o algoritmo verifica se as condições estão válidas, se estiverem, será executado os termos presentes nesse contrato. Além disso, eles irão permitir aos envolvidos o comprometimento prévio com os termos.

Uma das maneiras mais promissoras da implementação desse contrato é o da Ethereum. Nesse caso, após a publicação ele não poderá ser alterado, e se precisar fazer alguma mudança, vai ser preciso excluir o que já existe para a criação de um novo.

Quais são os benefícios da Blockchain?

Como vantagem, a Blockchain oferece, além de seu uso em criptomoedas, algumas outras opções. Como: eliminação de intermediários, ou seja, a necessidade de terceiros, dessa forma, o compartilhamento de informações ocorre de maneira direta. A função de validar as informações ficará a cargo de mineradores, que funcionam como testemunhas da troca que ocorreu.

Uma segunda vantagem são os registros inalteráveis, que são feitos por meio virtual. Nesse caso o hash que realizará a validação do bloco, está formado por informações que foram registradas no anterior.

Dessa forma, essas informações contidas em uma tecnologia Blockchain são acumuladas e armazenadas de um jeito que não se possa ser alterada ou eliminada.

Contudo, um outro benefício é o de possuir cópias como segurança. Ou seja, cada um dos mineradores e membros da rede irá ter uma cópia dos blocos, sendo assim, todas as informações ali contidas serão dificilmente perdidas, pois para que isso ocorra, todos os nós precisariam ser comprometidos. Portanto, quanto maior for essa rede, mais segurança a informação terá.

Quais os tipos de redes da Blockchain?

A rede pode se desenvolver de algumas maneiras distintas entre si, podendo ser públicas, privadas, autorizadas ou ainda de consórcio.

1. Redes Blockchain Públicas

A rede de Blockchain pública, nada mais é do que uma rede em que qualquer pessoa poderá participar, se tornando membro e realizar armazenamentos, enviar dados e recebê-los. Para isso, basta ter o software compatível.

No entanto, essa é uma rede descentralizada, e seu uso geralmente está voltado para transações e modelos tradicionais de uma empresa, ou ainda, a promoção de agrupamentos de empresas.

Algumas é de essa rede não pode ser considerada como efetivamente segura, pois não há privacidade na realização de transações.  Além disso, a atualização é lenta, por conter diversos integrantes, aumentando o risco de vulnerabilidade.

Essa rede se faz mais eficiente para o uso de criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum.

2. Redes privadas da Blockchain

Ao contrário das redes públicas, as privadas pertencem a um determinado grupo, e para que se possa participar, é necessário ser convidado ou possuir permisso para isso.

Essas, são redes controladas de forma que se elimine o maior tipo de risco possível, garantindo a segurança. Além disso, como é uma rede privada, ela possui maior rapidez e suas principais aplicações correspondem a ambientes corporativos ou fechados.

3. Redes autorizadas da Blockchain

Essa rede está de certa forma, ligada as redes privadas, pois empresas que estão conectadas a ela, de modo geral, utilizam a rede autorizada. Vale ressaltar que a rede pública também pode ser autorizada.

Nesse modelo, existem restrições de acesso, em que somente quem possui permissão poderá entrar na rede e em certas transações.

Portanto, os participantes necessariamente precisam ter um convite ou permissão.

4. Rede Blockchain de corsórcio

Nesse modelo, as empresas podem fazer compartilhamento de responsabilidade em se manter uma Blockchain.

As empresas, nesse caso, passas por uma seleção, e as pré-selecionadas irão determinar quem poderá realizar transações e acessar dados.

Essa rede se torna ideal para empresas em que um grande volume de participantes necessitam autorização e responsabilidade compartilhada ligada à tecnologia Blockchain.

Conclusão

Ter o conhecimento sobre o que é essa tecnologia que promete ser o futuro, é essencial para você. A tecnologia Blockchain é mais um avanço revolucionário e poderá facilmente mudar a forma de vida da nossa sociedade, sobretudo a política e econômica.

O que vale são as empresas entenderem seu funcionamento e começarem a fazer aplicações para adentrar a essa nova realidade. A Blockchain é segura e confiável no momento de realizar transações.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo