Economia e MercadoFinançasFinanças Pessoais

O que é Taxa Selic? Por que ela importa e impacta na nossa vida?

Se você discute economia, quer entender mais sobre finanças ou realiza investimentos, com certeza já ouviu falar em taxa Selic. Uma importante taxa para o funcionamento do mercado.

Mas se você ainda não sabe por completo, continue sua leitura que iremos tirar todas as possíveis dúvidas sobre essa importante taxa.

  • 01. O que é Taxa Selic?
  • 02. Para que serve a Taxa Selic e como impacta na economia?
  • 03. Como e quando é definida a Taxa Selic?
  • 04. Qual a relação da taxa Selic e o CDI?
  • 05. Qual a importância da taxa Selic no emprego?
  • 06. Como está a taxa Selic hoje?
  • 07. O que faz a Taxa Selic Subir ou Cair?
  • 08. Qual a importância do COPOM na Taxa Selic?
  • 09. Conclusão

O que é Taxa Selic?

Basicamente, ela possui esse nome pois está dentro de um sistema do Banco Central, que é o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Através dele, há negociações de títulos públicos federais.

No entanto, a taxa registrada em movimentações financeiras diariamente, é o equivalente a taxa Selic.

Portanto, essa é uma taxa básica dos juros brasileiro, elas influenciam todas as outras taxas de juros que circulam o país. Sendo assim, elas vão desde as cobradas pelo banco no momento de um empréstimo, até ao que um investidor recebe em uma aplicação.

Por outro lado, a Selic ainda é usada como forma de controle da inflação, por isso o Banco Central utiliza a Selic Meta em operações que são base de cálculo para a Selic.

Leia também: Como criar um Planejamento Financeiro Pessoal em 8 passos

Para que serve a Taxa Selic e como impacta na economia?

Um dos pontos principais da estratégia política monetária do país, ela estabelece adoções de medidas para que a inflação se mantenha dentro de uma faixa periódica fixada pelo Conselho Monetário Nacional.

Além disso, tem como objetivo a estabilidade econômica, evitando descontroles nos preços, que podem causar perda no poder de compra do real.

Portanto, a Selic é a principal ferramenta que o Banco Central utiliza para realizar o controle de volumes dos recursos. Sendo assim, quando os preços começam a aumentar, a Selic é elevada.

1. Qual o impacto no consumo das pessoas?

O nível de consumo das pessoas tende a diminuir quando os empréstimos e financiamentos encarecem, pois, os produtos e serviços também aumentam seu valor.

Portanto, o que geralmente ocorre é que a elevação da Selic causa redução em compras. Por outro lado, se ela diminui, o consumo aumenta.

2. Qual o impacto da Selic no crédito?

A Selic, quando elevada, acaba fazendo com que os empréstimos e financiamentos encareçam. Desse modo, os bancos aumentam as taxas de juros quando é realizada essas operações.

No entanto, quando a taxa diminui, os juros ficam mais baratos.

3. Qual o impacto nos investimentos?

Para os investimentos de renda fixa, a Selic irá ser benéfica, pois eles oferecem remuneração em cima de juros. Como ocorre com o CDB, letras de crédito e outros.

Quando a Selic está em alta, a rentabilidade deles passa a ser maior, da mesma forma que a Selic em baixa, faz com que a rentabilidade diminui.

Como e quando é definida a Taxa Selic?

A Taxa Selic é definida através do Comitê de Política Econômico, o COPOM. O Comitê é um órgão do Banco Central e representa a Selic “efetiva”. Com isso, o Banco Central pode utilizar suas negociações de títulos públicos para determinar uma taxa efetiva mais próxima a taxa meta.

O órgão se reúne a cada 45 dias, nessas reuniões são decididas qual Selic “meta” será vigorada para o próximo mês e meio. Geralmente, os participantes assistem apresentações técnicas, formam discussões sobre perspectivas para a economia do país e global, avaliam condições de liquidez, além do comportamento do mercado.

Dessa forma, os membros irão votar sobre o que virá a seguir após receberem todas as informações, considerando riscos e potenciais do cenário macroeconômico. Feita a decisão, ela será divulgada no dia, através de um comunicado oficial pela internet.

Leia também: Financiamento imobiliário: é a hora de comprar sua casa?

Qual a relação da Taxa Selic e o CDI?

O Banco Central determinou que os bancos devem finalizar o dia com mais dinheiro entrando do que aqueles que estão saindo. Isso funciona para que as operações que tiverem saldo negativo, os bancos podem realizar empréstimos entre eles, cobrindo a diferença.

Portanto, o Certificado de Depósito Interbancário, o CDI, é o nome que se dá para essas operações realizadas entre os bancos, para que eles sempre fechem com o caixa no positivo.

No entanto, a taxa do CDI é a praticada pelos bancos durantes essas operações diárias, servindo como remuneração para certos investimentos mais conservadores, como: CDB, LCI e LCA.

O CDI é calculado todos os dias, com uma fórmula bem parecida com a da taxa Selic, porém, ele geralmente fica abaixo 0,2% em relação a Selic.

Qual a importância da Taxa Selic no emprego?

Com a redução da Taxa Selic, um dos objetivos dela é alcançado, que é aumentar o consumo. Consequentemente, haverá diminuição no desemprego, visto que ocorrerá um aumento na demanda do consumo.

Desse modo, o que irá ocorrer é a necessidade de as empresas produzirem mais, sendo assim, aumentando seu quadro de funcionários.

Mas esse não é um processo simples, visto que depende de outros fatores, que poderão fazer com que demore ou aconteça de forma mais rápida.

Como está a Taxa Selic hoje?

Hoje em dia, a Taxa Selic está em 12,75%, e foi definida no dia 4 de maio deste ano.

O que faz a Taxa Selic cair ou subir?

O Banco Central tem atuação no chamado “mercado aberto”, que realiza compra e venda de títulos públicos federais, de forma que se aumente ou diminuía a oferta, para que se assim mantenha os juros próximos ao que foi definido pelo Copom.

Para que a Taxa aumente, o Banco Central irá fazer a venda de mais títulos públicos aos bancos, sendo negociados por um custo baixo, porém, oferecendo uma maior remuneração.

Por outro lado, para se manter em baixa, irá ser feito o contrário, ou seja, irá ser feita a compra desses títulos, nesse caso, as negociações possuem valor mais alto, fazendo com que a remuneração dos títulos seja baixa.

Qual a importância do COPOM na Taxa Selic?

A ata da reunião do COPOM, é o canal de comunicação do Banco Central com as pessoas, sobretudo com o mercado. Desse modo, quanto mais transparentes, mais irão agradar o público por meio de suas decisões.

Desse modo, na ata, o órgão faz a explicação sobre a decisão final sobre a Selic, apresentando análise de evolução e perspectivas para a economia do país.

Além da ata, o Banco Central faz a publicação de outros documento, de modo a orientar o mercado a respeito de decisões futuras, como é o relatório de inflação.

Conclusão

Sabendo que a Taxa Selic influencia no consumo, além dos investimentos, utilize essa informação para poder realizar melhores investimentos, visto que muitos estão ligados a essa importante Taxa.

Contudo, é importante acompanhar a evolução dela, além de entender por quais motivos ela se encontra em alta ou baixa, de modo que possa influenciar diretamente em suas ações.

Leia também: Como antecipar o FGTS com Saque Aniversário? Veja agora como funciona!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo