Tecnologia

O Que é Banco Digital e Quais seus Benefícios?

Sem dúvidas você já deve ter ouvido falar sobre Banco Digital, não é mesmo? A tecnologia avançou tanto, trazendo serviços cômodos, rápidos e com diversos diferenciais, que todos os dias somos surpreendidos com alguma solução nova.

Isso não poderia ser diferente para o mercado financeiro, que começou a digitalizar seus serviços!

Resolver as pendências bancárias nas agências é muito cansativo. Fora as filas e o horário de atendimento que é super curto, resolver através da internet é muito mais interessante para os consumidores finais que possuem acesso a rede.

Fora esses pontos que melhoraram muito para os consumidores, os bancos também enchergaram a oportunidade de enchugar seus custos operacionais, investindo mais em tecnologia.

Fecharam-se diversas agências bancárias físicas, fora o número de colaboradores que puderam ser realocados, e até mesmo serem mandados embora de seus empregos.

Com os benefícios que foram gerados tanto para o consumidor quanto para o banco, o incentivo ao uso dos bancos digitais se tornou cada vez maior e a disseminação das contas bancárias ocorreu de forma natural entra os brasileiros.

Se você esta procurando saber o que é banco digital, como ele funciona e quais os benefícios, está no lugar certo! Continue a leitura.

O que é um Banco Digital?

Com a criação dos Bancos Digitais no Brasil, se tornou cada vez mais comum ter um amigo, familiar ou colega que utiliza e indica para as outras pessoas.

Os bancos digitais online são instituições financeiras que executam e prestam seus serviços de forma 100% online. Praticamente tudo que o cliente precisar daquela instituição, poderá ser feito por meio de um celular com acesso à internet.

Dentro desses serviços online, o que a maioria dos bancos oferece são:

  • Abertura de Conta em Banco;
  • Solicitação de Cartão de Crédito;
  • Pagamento de Contas;
  • Pagamento de Boletos;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Envio e Recebimento de Transferencia.

Com todos esses serviços e produtos sendo fornecidos para todo o Brasil, de forma online, essas instituições financeiras não precisam mais ter um espaço físico para atender seus clientes. Sendo assim, a estrutura física de um banco aos poucos vai deixando de existir e vão se digitalizando.

Esses custos operacionais, que é muito comum nos bancos tradicionais, muitas vezes são repassados para o cliente por meio de taxas, o que torna o serviço um pouco mais caro.

E é exatamente por isso, que os bancos digitais conseguem reduzir drásticamente seus custos e entregar serviços mais baratos e até mesmo gratuitos, sem anuidade aos clientes.

Banco Digital Finanças na Mão

Como Funciona um Banco Digital?

Banco digital é muito mais simples do que você pode imaginar. Não tem segredo, ele funciona basicamente da mesma forma que um banco tradicional, a diferença é que as operações do banco são feitas diretamente na plataforma digital do banco.

Através do aplicativo do banco, o dono da conta consegue fazer diversas coisas, como realizar um PIX, pagamentos e também enviar dinheiro. Alguns bancos disponibilizam até serviços de investimento em Renda Fixa e Renda Variável. Outros bancos chegam até a rentabilizar o seu dinheiro só por manter ele parado na conta, funcionando como se fosse uma poupança.

Fora que dentro de alguns apps de bancos digitas, o atendimento é extremamente rápido por atendentes ou chatbot. O cliente consegue abrir uma conversa direta com um atendente e tirar suas dúvidas ou consumir as perguntas frequentes por dentro da própria plataforma.

Ta precisando fazer um depósito, ou receber algum dinheiro? Bancos digitais disponibilizam possibilidades até de gerar um boleto para receber esse pagamento ou enviar.

E para tirar o dinheiro do banco digital é muito fácil, o cliente pode fazer uma transferência sem taxa para suas contas convencionais, como um banco tradicional.

Quem pode abrir conta em Banco Digital?

Diferente dos bancos tradicionais, que na grande maioria das vezes possuem um processo de abertura de conta mais delicado, os bancos digitais possuem a fama de serem menos burocráticos em relação a isso.

Até mesmo pessoas que estiveram com nomes negativados por algum órgão de proteção de crédito, como o SPC ou Serasa, por exemplo, o banco oferece conta digital sem taxas.

Isso não significa que a pessoa negativada terá acesso à crédito, cheque especial ou empréstimo pré aprovado pelo banco, mas poderá abrir uma conta corrente para movimentar seu dinheiro.

Esse sem dúvida é um dos motivos que tornaram os bancos digitais um sucesso, já que é bem fácil de abrir conta e todos estão aptos a ser correntistas.

Como Abrir uma Conta em Banco Digital?

Normalmente, a pessoa faz o download do aplicativo do banco em seu smartphone, envia a foto frente e trás do seu documento de indentidade, tira uma selfie segurando seu documento de identificação e pronto.

Isso pode variar de banco para banco! Mas assim que você submeter essas informações no App, receberá o retorno em seu e-mail se sua conta foi aprovada ou não. Costuma ser um processo bem rápido e descomplicado e dificilmente as pessoas não são aprovadas em contas físicas.

Alguns bancos solicitam também comprovante de renda e endereço. Nesses casos o banco pega isso como garantia para poder fornecer um crédito ou empréstimo sem anuidade.

Para abrir uma conta de Pessoa Jurídica (PJ) o processo é bem parecido, porém, as vezes a documentação à ser solicitada também exige os dados da empresa que será aberta.

1. Escolha o Banco Online desejado

No mercado hoje existem inúmeros bancos digitais e cada um possuí uma oferta de produtos e serviços para pessoa física ou pessoa jurídica.

Na hora de optar por um banco digital, você deve pensar quais soluções financeiras aquele banho disponibiliza para você, para evitar ter que abrir outras contas.

Se o banco digital possuir alguma tarifas mensais para manter a conta aberta, verifique certinho se é necessário para você. Indicamos que abra conta em bancos sem bancos com anuidade, que por sinal são muitos.

2. Realize o Cadastro no Aplicativo Oficial

Separe todos os documentos necessários para abertura da sua conta, seja ela PJ ou PF. Isso vai agilizar o processo de envio dos mesmos e consequentemente você ganha tempo na aprovação.

Veja por qual site ou aplicativo é permitido abrir a conta e realize todo o processo. Evite usar links que você recebe de terceiros e tente acessar diretamente o site oficial do banco. Por ser prático, os bancos digitais raramente terão agentes para abrir a conta de seus clientes.

Prontinho. Assim que submeter os documentos, é aguardar a aprovação e utilizar os benefícios de uma conta 100% digital.

Fonte: Cora

masterdicas

O Maior e Mais Atualizado Portal do Investimento, com conteúdo todos os dias sobre Renda Fixa, Renda Variável, CryptoAtivos e muito mais. O mundo de investimento é pequeno para nós.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo