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Finanças Corporativas

Como Otimizar a Gestão Financeira de Bares e Restaurantes em Tempos de Inflação Alta?

A pandemia de Covid-19 afetou negócios de todos os tipos, com os bares e restaurantes acumulando perdas desde o início da crise sanitária. Segundo estudo da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), as dificuldades continuam após a vacinação em grande escala e reabertura: em maio, 30% dos estabelecimentos do segmento fecharam o mês com prejuízo e 33% não tiveram lucro.

Entre os principais motivos está a inflação. Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) apontou uma taxa de 8,73%. Com isso, o indicador ficou abaixo de dois dígitos pela primeira em um ano 一 em agosto, houve deflação de 0,36%, influenciada pelo recuo do preço dos combustíveis.

Apesar do recuo, a inflação continua a pressionar os custos para cima 一 compra de ingredientes, aluguel, salários e contas de energia e água. Segundo a Abrasel, a maioria dos empresários não repassa a totalidade do aumento de custos ao cliente: 69%.

Destes, 53% aumentaram preços abaixo do IPCA e 16% não alteraram preços. Entre os motivos apontados pela entidade está a redução no poder aquisitivo do brasileiro na atual crise 一 o menor nos últimos cinco anos. 

Diante das circunstâncias desafiadoras, otimizar a gestão financeira é imprescindível para garantir que o negócio consiga se manter em meio à crise. A seguir, confira os principais passos para ter a gestão financeira de bares e restaurantes em dia mesmo em tempos de crise e inflação galopante:

  • Redução de custos
  • Fidelização de fornecedores
  • Licenças regularizadas
  • Reveja o cardápio
  • Controle de estoque
  • Manutenção de equipamentos
  • Ferramentas de gestão financeira

Comece reduzindo os Custos

Estude as possibilidades do seu bar ou restaurante para reduzir custos. Veja alguns exemplos:

  • Aluguel: tente renegociar o valor do aluguel do espaço com o proprietário ou solicite o congelamento do preço por certo período.
  • Água e luz: reduza o consumo de água e energia, evitando desperdícios e conscientizando todos os colaboradores a fazerem o mesmo.
  • Telefone e internet: converse com a operadora para conseguir condições especiais de pagamento ou faça a mudança dos planos.
  • Fornecedores: pesquise opções com valores mais amigáveis e negocie descontos 一 desde que não impacte negativamente na qualidade dos insumos utilizados.

Fidelize os seus Fornecedores

Quando o restaurante e os fornecedores se tornam parceiros, conseguir boas condições de compra e venda torna-se muito mais fácil.

Busque empresas que tenham produtos de qualidade, preços justos, bom atendimento e cujos valores condizem com o seu próprio negócio. Faça pesquisas e peça indicações de colegas do ramo para encontrar as melhores opções.

Tenha as Licenças 100% Regularizadas

Evitar multas e penalizações, como o fechamento temporário ou permanente do estabelecimento, certamente ajuda na administração financeira. Certifique-se de que o bar ou restaurante esteja em dia com todas as licenças necessárias para funcionar. Os documentos são:

  • CNPJ.
  • Alvará de funcionamento.
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
  • Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS).
  • Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
  • Registro de compra de alimentos.
  • Cópia do contrato de locação/compra e venda do estabelecimento.
  • Manual de boas práticas de fabricação.

Reveja o seu Cardápio

É normal que alguns pratos ou bebidas sejam mais populares do que outros. Reveja o cardápio e os ingredientes para ver se vale a pena mantê-los no menu. Afinal, produtos de pouca saída geram desperdícios de insumos que impactam na saúde financeira do estabelecimento.

Em alguns casos, retirá-los completamente não precisa ser a única solução. Fazer algumas alterações de ingredientes ou modo de preparo já pode servir para otimizar os processos. A dica é pensar em métodos que possam promover economia 一 seja de dinheiro ou de tempo.

Tenha um Controle de estoque pontual

Um bom controle do estoque garante que os produtos estejam dentro da validade e que não haverá desperdícios, além de ajudar a fazer compras mais assertivas dos ingredientes.

É crucial conferir o estoque regularmente, categorizar os produtos, anotar as datas de vencimento, registrar a entrada e saída de materiais e conhecer muito bem os pratos para que nada fique faltando na hora da cozinha começar a prepará-los.

O melhor a se fazer é designar um responsável para supervisionar essas tarefas. Desta forma, as ações ficam centralizadas em uma pessoa, o que facilita os processos cotidianos.

Mantenha os Equipamentos em Pleno Funcionamento

Os equipamentos de cozinha devem sempre estar em pleno funcionamento, não só para as atividades de rotina, mas também para evitar prejuízos e acidentes.

Não espere que a geladeira, freezer ou fogão comece a apresentar sinais de uso ou quebre completamente. A manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar surpresas desagradáveis e ainda aumentar a vida útil dos aparelhos.

Os custos de limpeza ou troca de peças certamente são bem menores do que comprar equipamentos novos ou sofrer multas por má conduta de utilização.

Conte com o Apoio de Ferramentas de gestão financeira

Ferramentas que otimizam a gestão financeira são úteis para todos os tipos de empresas, mas se mostram ainda mais necessárias para bares e restaurantes, visto que suas operações são atarefadas e devem correr de maneira rápida.

Essas soluções são muito mais práticas e eficazes do que um livro de contabilidade ou planilhas no computador. Por serem softwares elaborados por profissionais especializados em aspectos de economia, todas as funcionalidades são projetadas por quem entende do assunto de verdade.

Bares e restaurantes podem agendar o pagamento de contas, guardar notas fiscais e dados de clientes e fornecedores, gerar relatórios personalizados, fazer cálculos comparativos, administrar o fluxo de caixa e muito mais.

Além disso, a terceirização de serviços contábeis é uma aliada da otimização da gestão financeira de bares e restaurantes. Com a contratação de um BPO financeiro, o empreendedor pode focar nas outras atividades da administração do estabelecimento sem deixar a peteca cair.

Com isso, a vida financeira do estabelecimento se torna muito mais saudável, possibilitando planos para evitar ou se recuperar de crises, criar estratégias, fazer investimentos variados e expandir o negócio.

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