InvestimentosOnde InvestirRenda FixaRenda Variável

Os 3 Investimentos Financeiros mais Seguros

Existem inúmeros tipos de investimentos no Brasil. Cada modelo de investimento possuí seus prós e contras e suas características.

Alguns investimentos possuem uma rentabilidade maior, outros são mais seguros. Mas dificilmente todos trarão tranquilidade, rentabilidade e segurança para você.

Dessa maneira é fundamental que você conheça os melhores tipos de investimentos financeiros e suas principais categorias, para uma tomada de decisão.

Somente assim será possível aplicar como um investidor consciente e estratégista deve fazer, controlando ao máximos seus riscos e maximizando seus lucros.

Lendo esse artigo até o final, garantimos que você conhecerá os principais tipos de investimento mais populares e suas características. Vamos mostrar cada uma dessas aplicações e abordar diversas dicas.

Tipos de Investimento em Renda Fixa e Renda Variável

Vamos começar a falar sobre alguns tipos de investimento que você pode fazer tanto na Renda Fixa, como na Renda Variável. Entenda antes somente o seu perfil de investidor para verificar quão aberto ao risco você está. Vamos lá:

Investimentos em Renda Fixa

Esses investimentos são considerados os mais seguros, por conseguirem nos entregar uma boa previsibilidade do retorno que podem gerar, quando investimos neles.

Existem dois tipos de investimentos em renda fixa: Investimento Préfixado ou Pós-fixados.

Os investimentos prefixados são os que possuem uma taxa de rentabilidade fixa, ou seja, a taxa não muda. Quando você faz o aporte do investimento, já sabe exatamente quanto ele vai render.

Já os pós-fixados possuem uma conexão direta aos índices. Na maioria das vezes estão atrelados ao CDI, Selic ou ao IPCA (Inflação).

Os títulos de Renda Fixa mais populares entre os investidores são:

  • Tesouro Direto;
  • Certificado de Depósito Bancários (CDB);
  • Fundos de Renda Fixa;
  • LCI e LCA (Letras de crédito isentas do Imposto de Renda).

Todos esses investimentos são títulos de crédito, que são emitidos por organizações como Bancos (LCIs, LCAs e CDBs) e Governo (Tesouro Direto).

Quando compramos esse ativo, estamos emprestando o dinheiro para essas organizações. Você só vai obter o lucro quando a empresa pagar a taxa de juros combinada no período. Funciona igualzinho quando você pega dinheiro emprestado com um Banco.

Os títulos como LCI, LCA e CDB são protegidos pelo FGC até o valor de R$250.000, o que significa que você assegura esse valor mesmo se a instituição fechar as portas.

Se você estiver procurando um investimento sem risco, opte por uma dessas opções.

Investimentos em Renda Variável

A Renda Variável é bem diferente da renda fixa. Não conseguimos estimar um retorno certo, pois o investimento possuí oscilações imprevisíveis determinadas por diversos fatores que podem impactar.

Esses ativos são considerados de risco, mas também possuem mais chances de trazer uma rentabilidade maior que a renda fixa.

Quanto maior a chance de lucrar com um ativo, maior é a chance de perder também. É necessário equilibrar esses fatores na hora de escolher seu investimento.

Esses são os investimentos mais populares desse segmento:

  • Fundos de Ações (Compra e venda de papéis e lucro com dividendos);
  • Fundos Imobiliários (Destinado a empreendimentos imobiliários);
  • Mercado de Opções (Dolar e Índice);
  • Fundos MultiMercados (mescla renda fixa e renda variável).

O que mais afeta esses tipos de investimentos é a lei da oferta e demanda. Quando um investimento está sendo muito comprado, o seu valor tende a valorizar e subir. Já quando existe muito mais demanda do que procura, ele desce e perde valor.

A estratégia é identificar os papéis que estão com seus valores descontados, comprar e esperar pela valorização.

Para encontrar o preço médio do ativo, os operadores do mercado utilizam a análise gráfica e fundamentalista do ativo.

Assim como os investidores são classificados por três níveis, os investimentos também são. Então na hora de comprar um ativo, atente-se bem para que tipo de aplicação está adicionado.

Veja a seguir os três tipos de investidor.

Tipos de Investidor na Renda Variável

Antes de entrar no mercado, tente se enquadrar em um desses tipos de investidor. Ele deve estar dentro da sua realidade. Assumir um tipo de investidor que não é do seu perfil, pode te gerar muitos prejuízos financeiros.

1. Investidor Conservador:

Esse tipo de investidor é o que prioriza a segurança e a alta liquidez do ativo, ou seja, ele preza pela agilidade de transformação do investimento em dinheiro na conta. Esse perfil não suporta oscilações e abre mão da alta rentabilidade.

Ele prefere retornos previsíveis, que ele possa minimamente controlar. Dessa forma, o conservador concentra seu maior patrimônio em investimentos de renda fixa.

Sua cartela de investimentos de renda variável na maioria das vezes é muito pequena ou inexistente.

2. Investidor Moderado e Flexível:

Esse perfil de investidor já gosta mais da segurança da renda fixa, mas também se arrisca um pouco mais em uma rentabilidade maior no investimento de alto rísco.

Ele adota uma parcela maior na renda variável para diversificar suas fontes e carteiras. Pode fazer isso investindo em Fundos Multimercado ou Imobiliários com boa performance.

Um ativo ou investimento pode performar fora do que ele esperava, dentro da sua perspectiva e análise, mas ela ainda não reage bem a variações negativas.

3. Investidor Agressivo:

Esse investidor é o que procura fazer o máximo possível de lucro com seus ativos, mas também está 100% assumindo os riscos. Ele escolhe fundos de investimentos mais agressivos, com uma alta oscilação, como os de ações, cambio ou crypto.

Fora isso ele também pode operar na maioria das vezes no Mercado de Ações ou Derivativos (Mercados de Opções Binárias ou Mercado Futuro).

Os mais agressivos são os que fazem operações como o Day Trade Alavancados (utilizando dinheiro emprestado para comprar papéis e executar a venda no mesmo dia, minutos ou segundos).

Esse perfil de investidor na grande maioria das vezes é adotado por aqueles que já estão na fase final de investimento e querem se expor altamente aos ríscos. Não indicamos esse perfil para pessoas que acabaram de começar a investir.

Leia Também: Qual o Melhor Investimento para Ganhar Dinheiro Hoje ou em 2022?

Os 3 tipos de Investimentos Financeiros mais Seguros

Dentro da renda fixa, também existem alguns tipos de investimentos que possuem mais riscos. Isso significa que possuem menos garantias do que outros investimentos.

Separamos os 3 tipos de investimentos que consideramos mais seguros dentro da sua renda fixa. Eles são perfeitos para você que quer começar a investir no mercado financeiro.

Então se você não tem muito dinheiro guardado ou reserva de emergência, escolha um desses ativos para começar sua carteira de liquidez.

Os outros investimentos que não abordamos nesse artigo não são arriscados, mas também são indicados para quem já ivestiu pelo menos em algum desses.

1. Tesouro Direto:

O Tesouro Direto é considerado a nova poupança do Brasil. Ele é tão seguro quanto e possuí uma rentabilidade muito superior.

Ele não é um investimento em sí, mas sim uma plataforma que abriga títulos públicos. Esses títulos públicos são: Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado.

Todos esses títulos são emitidos pelo próprio Governo, o que torna eles tão seguros. Se você não quer correr o risco de precisar sacar o dinheiro e não poder resgatar sem perdas, o melhor que nós indicamos para você é o Tesouro Selic.

Esse título rende aproximadamente 100% do CDI e pode ser resgatado a qualquer momento.

2. LCI e LCA

Crédito Imobiliário e Crédito do Agronegócio são otimos investimentos de renda fixa.

Esses títulos são garantidos pelo FGC, o que torna eles muito seguro. Eles também possuem um grande diferencial, que é ser isento do Imposto de Renda.

Independente disso, pode ser que outros títulos e investimentos de renda fixa com tributação tenham um rendimento maior. Então antes de contratar o seu, faça uma pesquisa e simule os seus investimentos, calculando todas as taxas para encontrar a melhor opção.

3. CDB

diferencial, que é ser isento do Imposto de Renda.

Independente disso, pode ser que outros títulos e investimentos de renda fixa com tributação tenham um rendimento maior. Então antes de contratar o seu, faça uma pesquisa e simule os seus investimentos, calculando todas as taxas para encontrar a melhor opção.

São diversos tipos de títulos, existem ativos com liquidez diária, ativos que estão indexados ao CDI e ativos que estão indexados ao IPCA.

Se por acaso o Banco que você investiu falir, todo o CDB é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito, ou seja, o FGC garante o seu capital e rendimento até R$250.000 por CPF e instituição financeira.

Então evite aplicar mais do que esse valor em um banco.

Fonte: Magnetis | Riconnect

masterdicas

O Maior e Mais Atualizado Portal do Investimento, com conteúdo todos os dias sobre Renda Fixa, Renda Variável, CryptoAtivos e muito mais. O mundo de investimento é pequeno para nós.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo