DicasFinançasFinanças PessoaisInvestimentos

Previdência Privada do Empreendedor, como funciona?

Uma das melhores maneiras de garantir sua aposentadoria é através da previdência. No entanto, ela funciona através do sistema público de aposentadorias, com um sistema de repartição, o que significa que, os trabalhadores em idade ativa pagam os benefícios dos aposentados.

Portanto, para que consiga garantir uma aposentadoria no futuro, comece jáa o planejamento de uma possível previdência privada, que pode ser usada para acrescentar na renda da aposentadoria do governo.

  • 01. Aposentadoria Privada ou Aposentadoria do INSS?
  • 02. Como funciona a Previdência INSS do CLT?
  • 03. Quais os benefícios e programas sociais que o INSS garante?
  • 04. Vale a pena optar só pela Previdência do INSS para garantir a qualidade de vida que você possui?
  • 05. Por que fazer uma Previdência Privada? Qual a importância no longo prazo?
  • 06. Quais os tipos de planos de Previdência Privada?
  • 07. Quais os tipos de planos de Fundos de pensão?
  • 08. Como funcionam as aplicações mensais e depósitos extras na Previdência Privada?
  • 09. Quero realizar um saque antecipado e um resgate antecipado da Previdência Privada, é possível?
  • 10. Conclusão

Aposentadoria Privada ou Aposentadoria INSS?

Antes de mais nada, é preciso ter conhecimento de que a previdência social possui um teto, que possui como valor máximo R$ 6 mil. Desse modo, o ideal é que não escolha apenas uma, mas sim utilizar ambas conforme a necessidade de renda para o futuro.

Portanto, se você possui uma renda maior do que esse valor, o ideal é que se faça um investimento em previdência privada como forma complementar. Além disso, para que você tenha uma boa aposentadoria, seria necessário de 20% a 30% da renda, enquanto a contribuição do INSS está variando entre 8% e 11%.

A aposentadoria privada possui alguns outros benefícios, como a flexibilidade em determinar o prazo para começar a pagar e quando resgatar seu benefício. Não sendo só isso, ela possui uma boa rentabilidade, indo desde os fundos previdenciários em produtos de renda fixa, até ações.

Porém, vale ressaltar que a previdência privada não garante os benefícios do INSS, como o seguro-desemprego e auxílio em caso de acidente ou invalidez.

Como Funciona a Previdência INSS ou CLT?

Ter a garantia do INSS é essencial para aqueles que desejam ter uma previdência pública. Porém, se você for funcionário de uma empresa, ela quem ficará responsável, descontando uma parcela de você e desembolsando em outra, seguindo as regras governamentais.

No caso de ser um empreendimento próprio, a responsabilidade se torna sua. Portanto, o pagamento do INSS continua, porém de uma maneira diferente.

Quais os benefícios e programas sociais que o INSS garante?

Para os que garantirem sua previdência social, sempre bom ter em mente os benefícios e programas sociais que ele garante. Nesse caso, é garantido pelo INSS o seguinte:

  • – Auxílio-doença
  • – Auxílio reclusão
  • – Aposentadoria por invalidez ou idade
  • – Salário maternidade
  • – Pensão por morte
  • – Salário família

Vale a pena optar só pela Previdência do INSS para garantir a qualidade de vida que você possui?

Para encontrar a resposta, será necessário que você faça uma análise sobre sua situação e o quanto irá receber após aposentar. Somente após isso é que terá uma noção se esse valor é suficiente.

Nesse caso, é preciso considerar o valor máximo do INSS, de R$ 6 mil, podendo esse valor ser menor do que o rendimento enquanto empreendedor.

Por que fazer uma Previdência Privada? Qual a importância no longo prazo?

A previdência privada funciona como uma forma de manter um padrão de vida já antes de sua aposentadoria. Para isso existem planos complementares, que irão ser criados de acordo com o que você personalizar.

Além disso, essa modalidade poderá servir como renda complementar ao seu INSS.

Quais os tipos de Planos de Previdência Privada?

Para se criar uma previdência privada complementar, existem duas formas que são bem simples, a PGBL e VGBL. Você conhece um pouco sobre elas logo abaixo.

1. Plano tipo PGBL

Esse é um dos principais escolhidos, o Programa Gerador de Benefício Livre serve para aqueles que fazem a declaração do Imposto de Renda de forma completa. No entanto, o valor contribuído poderá ser abatido de sua declaração.

2. Plano tipo VGBL

Por outro lado, há a opção de usar o plano Vida Gerador de Benefício Livre. Nesse caso, ele é indicado para aqueles que realizam uma declaração do Imposto de Renda de forma simplificada.

Porém, as duas opções são formas de investimento voltadas para aposentadoria. No entanto, há outras formas de realizar investimento, como Fundos de Investimento, Títulos Públicos e Ações com foco em dividendos.

Quais os tipos de Planos de Fundos de Pensão?

Para essa modalidade, são possíveis três tipos de plano.

1. Fundo de Contribuição Variável (CV)

Esse plano, possui caráter híbrido, ou seja, possui características do fundo de contribuição definida no acúmulo de reservas, e com possibilidade de pagamento com renda vitalícia, igual ao que ocorre no benefício definido.

2. Fundo de Contribuição Definida (CD)

Nesse modelo, o que será definido no momento de entrada no fundo é o valor da contribuição durante o período de trabalho, com saldo do que acumular na conta e que será distribuído através de parcelas depois da aposentadoria.

Para esse modelo, não existe de forma vitalícia.

3. Fundo de Benefício Definido (BD)

Ao optar por esse fundo, você irá entrar sabendo do valor do benefício da renda vitalícia a ser recebida em sua aposentadoria.

Como funcionam as aplicações mensais e depósitos extras na Previdência Privada?

Basicamente, o pagamento poderá ser feito por meio de parcelas mensais ou de forma única, quando realizadas aplicações mensais, elas passam a ser chamadas de aportes mensais.

Os aportes podem ser de forma periódica, ou seja, mensal, trimestral, semestral ou anual, e seu valor costuma variar com a cobertura contratada. Por outro lado, eles também podem ser de forma única, no momento de contratação do plano.

Além disso, há a possibilidade de aportes extras, em qualquer momento, porém, seguindo regras determinadas com quem está fornecendo a previdência privada.

O aporte extra, geralmente é realizado quando se obtém recursos adicionais com a venda de bens, 13º salário, herança ou ainda com férias.

Quero realizar um saque antecipado e resgate antecipado da Previdência Privada, é possível?

Se você optar pelo saque antecipado, o que poderá acontecer é a solicitação do pagamento de uma alíquota do Imposto de Renda ou taxa da instituição, prejudicando a rentabilidade de sua aplicação.

No entanto, ao realizar o contrato, estarão previstas condições para essa ocorrência, geralmente, o prazo é de 60 dias, mas pode variar de acordo com o contrato.

Conclusão

Agora você já sabe como funcionam as duas formas de aposentadoria. Lembre-se sempre da importância de planejar seu futuro desde cedo, para que lá na frente a sua previdência já esteja garantida.

Portanto, faça seus planejamentos e comece desde já, entrando em contato com seu banco e realizando uma simulação. Quanto mais cedo, mais garantia de tranquilidade no futuro você terá.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo