O que é Cardano (ADA)?
A Cardano é um projeto que promete muitas inovações no universo que contempla as criptomoedas. Ele foi construído com o objetivo de ir além de apenas criptomoeda, sendo forma por plataforma que o intuito é executar aplicativos financeiros descentralizados, facilitando processos e ações. Mas o que é Cardano, como surgiu e quais são suas vantagens?
- 1. O que é a moeda Cardano?
- 2. Como surgiu a criptomoeda Cardano?
- 3. Para o que serve a Cardano?
- 4. Qual a diferença entre o Bitcoin e a Cardano?
- 5. Quais as principais vantagens da Cardano?
- 6. Como minerar Cardano (ADA)?
- 7. O que é staking de Cardano?
- 8. Como fazer staking de Cardano?
- 9. Cardano é um bom investimento?
- 10. O projeto Cardano e Elon Musk
- 11. Conclusão
O que é a moeda Cardano?
Na plataforma da Cardano são feitas leituras e execuções de contratos inteligentes, bem como o registro de transações do token, o ADA, que possui um grande diferencial na sua fundação, visto que é toda desenvolvida em uma tecnologia científica.
Não somente, a sua estrutura interna está com a Blockchain de código aberto, bem como é feito no Bitcoin, desenvolvido em camadas diferentes, que fazem a separação das funções de leitura dos contratos inteligentes e a parte as transações da criptomoeda.
Essa maneira de construir a plataforma, gerou à Cardano uma característica de ser mais maleável enquanto as suas melhorias, possibilitando sua equipe a fazer mudanças e atualizações em protocolos sem que gere interferências drásticas aos usuários.
Essas atualizações ocorrem como se fossem um hard fork, porém, a rede não tem a necessidade de ser reiniciada e não existem rupturas que irão prejudicar os investidores.
Como surgiu a criptomoeda Cardano?
Charles Hoskinson, o criador da Cardano, também fez parte da criação da rede Ethereum, que iniciou seu desenvolvimento no ano de 2015. O objetivo de seu fundador era de colocar as melhores características de outras criptomoedas, de modo que conseguisse explorar oportunidades e sanar problemas.
Essa é uma criptomoeda que também chamam de “Ethereum Japonês”, pois 90% de seus investidores são do Japão e outros países do continente asiático. Isso ocorre, pois esses países possuem regulação consolidada para essas criptomoedas.
De forma inicial, a moeda era conhecida por IOHK, já que havia sido lançada pela empresa Input Output Hong Kong, que é lideradar pelo fundador da ADA. A plataforma teve apoio de diferentes cientistas e acadêmicos do mundo inteiro.
Para o que serve a Cardano?
A Cardano é uma plataforma que surgiu com o objetivo de inovar o universo das criptomoedas e oferecer novas soluções, diferentes das que já existem no mercado.
Nesse sentido, seus principais objetivos é oferecer uma rede em que será integrado os serviços de pagamentos, a leitura e execução dos contratos inteligentes, sobretudo aqueles que são voltados às instituições financeiras e aos bancos.
Qual a diferença entre o Bitcoin e a Cardano?
O Bitcoin, é a principal moeda do mercado de criptos no mundo. Dessa maneira, vale fazer um destaque para as principais diferenças existentes entre a Cardano e o Bitcoin.
1. Blockchain segmentada
A estrutura e o seu desenvolvimento Blockchain se dão pela segmentação, ou seja, ela poderá ser encontrada em duas camadas, uma de liquidez e a computacional, fazendo com que as alterações sejam feitas de forma simultânea e sem interferir na qualidade ou rapidez com que é feita as transações.
Diferente do Bitcoin, que sempre teve problemas com escalabilidade.
2. Oferta inicial de moedas (ICO)
No que diz respeito a governança, vale ressaltar uma grande diferença, que é a oferta inicial da moeda. Os desenvolvedores da Cardano acreditam que o modelo atual já não é o mais eficiente, visto que o dinheiro é coletado no início apenas.
Com o intuito de mudar isso, a Cardano pretende fazer o lançamento de tokens con contratos inteligentes, em que um percentual das taxas de transação serão armazenados em um cofre.
Esse dinheiro será utilizado futuramente em objetivos e alterações de protocolo que forem votadas pela comunidade. Essa é uma forma que irá impactar de maneira direta na sustentabilidade do projeto, trazendo mais segurança, confiança e transparência aos investidores.
3. Embasamento e desenvolvimento científico
A criação da moeda veio sobre uma metodologia científica, com apoio de engenheiros, desenvolvedores e cientistas de diferentes áreas. Nesse sentido, há uma curiosidade, que é de que a moeda não possui um documento muito sucinto, como o White Paper do Bitcoin.
Por ter sido planejada e toda estruturada em métodos científicos, o registro e as regulamentações não seriam diferentes, fazendo com que a Cardano tenha sua documentação no site IOHK, com atualizações periódicas e avaliada por profissionais antes mesmo da aprovação.
Quais as principais vantagens da Cardano?
A Cardano, é hoje, uma das principais moedas que são encontradas no mercado, e muitos investidores, bem como especialistas do mercado, acreditam que ela é bem promissora e dizem ser a melhor atualmente.
No entanto, vamos apresentar algumas das vantagens que ela possui:
1. Criptomoeda com alta adaptabilidade
Pela forma como é a sua Blockchain, é permitido que a comunidade faça aprovações e alteraações no protocolo, isso sem precisar de um hard fork, fazendo com que seja uma rede altamente adaptável.
Não somente, os contratos inteligentes possibilitam que algumas informações sejam alteradas, de modo que fique de acordo com os critérios do usuário e seja garantido a conformidade entre as partes.
2. Blockchain
A Blockchain da Cardano se encontra segmentada em duas camadas, que dizem respeito a liquidez e a computacional, para que sejam processados de forma separada as negociações com os tokens e os contratos inteligentes.
Dessa forma, as atualizações poderão ocorrer sem grandes problemas ou interferências, fazendo com que seja possível uma melhor evolução e melhorias constantes.
3. Alta velocidade de transação
De forma geral, é possível que a Cardano faça processamentos de 50 a 250 transações por segundo. Contudo, o fundador da criptomoeda, Charles Hoskinson, percebeu que há uma facilidade de implementação de alterações e adição de sidechains, fazendo com que a plataforma possa suportar mais de 5.000 TPS.
Essa possibilidade chega ao Bitcoin e algumas outras criptomoedas, que possuem uma certa dificuldade em fazer a escalabilidade das transações.
Como minerar Cardano (ADA)?
Quando se fala em Cardano, o termo utilizado não é minerar, pois essa moeda faz uso do protocolo Proof of Stake. Com isso, as unidades desse token não poderão ser extraída, sendo necessário fazer a compra de uma participação para que você receba uma recompensa conforme valida transações.
Dessa maneira, a extação dos tokens são mais acessíveis do o Bitcoin, visto que nçao se faz necessário o investimento em equipamentos, economizando com os gastos que você teria em computadores, mais gasto de energia e refrigeração do ambiente.
Para circular no mercado, a capacidade máxima de unidades da Cardano é de 45.000.000.000, e hoje já são mais de 30.000.000.000,00 em circulação, correspondendo a um pouco mais de 70% do total.
O que é staking de Cardano?
Staking é o processo em que o usuário irá fazer o armazenamento das criptomoedas em sua carteira virtual e será recompensado em um médio e longo prazo com criptomoedas da mesma rede, isso por ele manter ativos armazenados por um período.
Essa é uma ação que ocorre pelo fato de que algumas redes, como a própria Ethereum 2.0, possuem um sistema de validação e registro que é chamado Proof os Stake (PoS). Diferente no Bitcoin, que utiliza Proof of Work (PoW).
Em moedas como a ADA, o modelo será substituído pelo PoS, que faz uma escolha aleatória dos usuários que armazenam as criptomoedas na carteira e selecionados para fazer o registro da transação.
Por mais que essa escolha seja realizada de forma aleatória, ela ainda sim possui alguns importantes fatores, que irão influenciar de ativo para ativo, como a quantidade de moedas guardadas e a idade que possuem.
Com isso, o staking se torna uma forma de renda passiva para os investidores, que apenas por manterem as criptomoedas guardadas em sua carteira, poderão ser escolhidos para validar transações e serem recompensados em cripto.
Como fazer staking de Cardano?
O protocolo que foi adotado pela Cardano possui o nome de Ouroboros, e faz a recompensa de validadores da rede. Sendo assim, a rede, bem como o protoloco possuem embasamento científico, com mecanismos matemáticos baseado em psicologia comportamental e filosofia econômica.
Bem como outras redes que fazem uso do PoS, seu sistema requer uma capacidade mais baixa do computador e energia. Não somente, seu sistema possui um detalhe diferente, que é fazer a divisão por etapas de desenvolvimento, que são:
1. Byron
Nessa primeira etapa, será permitido que os usuários comecem a fazer negociações de ADA, a criptomoeda que contempla o sistemada Cardano;
2. Shelly
Já na segunda, os usuários que passaram da primeira, irão ser instruídos a fazer a configuração dos nós e descentralizar a rede;
3. Goguen
Na Goguen, pe permitido que os desenvolvedores façam a criação de aplicativos descentralizados (DApps), fazendo uso dos contratos inteligentes. E atualmente, é nessa etapa que se encontra a Cardano;
4. Basho
Na Basho, será expandido as cadeias de blocos e fazendo uma ampliação da rede;
5. Voltaire
No entanto, ao chegar na Voltaire, será proporcionado governança aos usuários, que terão direito a influenciar o futuro da rede, e não somente realizar staking.
Cardano é um bom investimento?
Essa é uma dúvida que sempre permeia por entre as pessoas que pensam em começar a investir em criptomoedas. Nesse sentido, no que diz respeito a Cardano, ela se apresenta como sendo uma das mais promissoras do mercado, em que muitas pessoas especialistas no assunto acreditam que ela possui muitas possibilidades.
No entanto, para saber se o investimento é válido para você, é preciso antes entender e saber qual o seu perfil de investidor, juntamente aos seus objetivos e planejamento, bem como os riscos que essa ação poderá trazer. Dessa forma, você não sai investindo no que não poderia arcar e evitando maiores problemas financeiros.
O projeto Cardano e Elon Musk
No início do mês de maio, a criptomoeda conseguiu ter uma recuperação, em que o ADA/USD se encontrava em uma alta de 1,17% para negociações, no valor de US$ 0,7817. No entanto, naquela mesma semana, ela foi uma das que mais perdeu, registrando um total de 7%.
Em meio a isso, o fundador da moeda, Charles Hoskinson, fez a sugestão de que ele e Elon Musk criassem uma mídia social descentralizada, caso o bilionário não conseguisse efetivar a compra da rede social Twitter.
Algum tempo depois, o Twitter acabou aceitando a oferta de Musk, e Charles surgiu em meio a especulações de que tivesse visitado a sede da rede social na Califórnia, no entanto, o mesmo afirmou que não pode confirmar ou negar, o que aumentou as dúvidas.
Porém, sabe-se que essa novela teve um fim, e que o CEO da Tesla não efetivou a compra do Twitter. Seria o projeto de Elon Musk e Charles Hoskinson apenas uma ideia? Não há como afirmar ou negar, mas esperar.
Conclusão
A Cardano veio para inovar o mercado das criptomoedas, e se comparada ao Bitcoin, ela possui algumas vantagens que ele não possui, como o fato de estar em uma Blockchain segmentada, garantindo maior eficiência e não interferindo na rapidez das transações.
Nesse sentido, especialistas e investidores de criptomoedas, apresentam a Cardando (ADA) como sendo uma das mais promissoras para o futuro.