DicasFinançasFinanças Pessoais

Passo a Passo para Limpar o seu Nome. Rápido e Fácil

Ter o nome sujo, muitas vezes pode ser um complicador, visto que por vezes não irá conseguir um crédito, e isso acaba gerando uma certa dor de cabeça.

Portanto, se você se encontra nessa situação, já fique sabendo que o que será preciso é uma organização e pensar nas formas de quitar sua dívida.

Pensando nisso, confira as dicas deste post e saiba um jeito seguro para limpar seu nome.

  • 01. Quais os benefícios de ter o nome limpo?
  • 02. Como saber se meu nome está limpo? Grátis!
  • 03. Saiba exatamente o quanto você deve
  • 04. Fale diretamente com os credores
  • 05. Espere pela prescrição da dívida
  • 06. Negocie suas dívidas
  • 07. Troque suas dívidas
  • 08. Cumpra com o acordo feito com os credores
  • 09. Como funciona o Serasa Limpa Nome?
  • 10. Como limpar seu nome no SPC?
  • 11. Quanto tempo leva para o nome ser limpo e conseguir crédito?
  • 12. Limpou seu nome? Comece a investir
  • 13. Organize-se e faça um planejamento mensal para poupar
  • 14. Conclusão

Quais os benefícios de ter o nome limpo?

Manter o nome limpo só trará benefícios. Por incrível que pareça, irá melhorar sua saúde e relacionamento, além de poder curtir momentos de lazer com a família.

Além de que pode te garantir acesso para produtos variados e com taxas de juros mais baixas, já que elas são feitas de modo proporcional ao risco do credor.

Como saber se meu nome está limpo? Grátis

Realizar a consulta para saber se o seu nome está limpo é utilizar o seu CPF em serviços de proteção ao crédito, ou em empresas que façam o serviço.

As principais empresas que fornecem esse serviço, são: Serasa, Boa Vista SCPC, QueroQuitar, BLU365 e Acordo Certo.

Saiba exatamente o quando você deve

Para que seu nome seja retirado da lista de proteção ao crédito, uma das primeiras coisas a se fazer é saber o quanto você deve. Para isso, é preciso listar tudo o que está em atraso, de preferência com valores atualizados e taxas de juros.

Além de dívidas mais comuns, consulte se não há nenhuma pendência em contas básicas, como: água, luz, telefone e outras. Pois também gera um débito, fazendo o nome ser incluído na lista.

Vale lembras que antes do seu nome ir para essa lista, as empresas emitem um comunicado ao devedor, avisando sobre o débito. Caso ele continue em aberto após esse aviso, só assim que seu nome irá parar nela.

Leia também: Como solicitar Empréstimo para Negativado Assalariado? É possível?

Fale diretamente com os credores

Dependendo do tamanha de sua dívida, uma solução é parcelar ela. Dessa forma, o ideal é entrar em contato com as empresas para ter o valor atualizado, opções de parcelamento, se é possível uma negociação e qual seria o valor no pagamento à vista.

Tendo em mente o quanto você está devendo, é o momento de elencar as dívidas que deverão ser pagas, o ideal é que se tenha uma ordem de prioridade.

Espere pela prescrição da dívida

De acordo com o código civil, para que um credor cobre pela dívida, é preciso que ele espere o prazo de 5 anos, o mesmo prazo para o nome da pessoa que deve apareça no cadastro de inadimplentes.

Desse modo, pode não ser interessante realizar o pagamento de uma dívida que esteja próxima de sua data de vencimento.

Negocie suas dívidas

Se por acaso, você estiver com dívidas em aberto com mais de uma empresa, o ideal é tentar uma negociação, para que dessa forma seja feito um pagamento de duas ou três ao mesmo tempo e em pequenas parcelas.

Caso isso não seja possível, siga a ordem de prioridade, ou pague primeiro pelas menores dívidas.

Troque suas dívidas

Por mais que em um primeiro momento isso não pareça dar certo, trocar as suas dívidas pode ser uma maneira útil para quem possui dívidas com juros altos.

Para que você consiga fazer essa troca, antes é preciso verificar se você ainda possui linha de crédito. Por vezes, quando o nome já está na lista de proteção ao crédito, é muito difícil de conseguir um novo que esteja em boas condições. Porém, não é impossível.

Portanto, para que seja uma troca válida, o crédito precisa vir com juros menores do que os da dívida existente.

Cumpra com o acordo feito com os credores

No momento que pensar em uma proposta, faça uma simulação de como irá ficar o orçamento mensal, aceitando apenas os acordos que não serão atrasados.

Caso aceite qualquer proposta, isso poderá não ser cumprido, e futuramente, é bem provável que se pague mais caro e com taxas mais altas, além de haver uma grande chance de não conseguir um novo acordo.

Como funciona o Serasa Limpa Nome?

Esse é um serviço que fica o ano inteiro disponível no site do Serasa. Através dele, o devedor poderá fazer negociações que podem ser vantajosas e representarem uma economia no seu tempo.

Para acessar o serviço, basta realizar o cadastro e efetuar o login, após isso, você será redirecionado para uma página com propostas das empresas que deve e os planos para efetuar o pagamento. Com isso, feche o acordo e imprima o boleto para realizar o pagamento.

Leia também: Mitos e verdades sobre o Score de Crédito

Como limpar seu nome no SPC?

Uma plataforma semelhante ao Serasa foi lançada pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Através dela, é possível que você negocia sua dívida de maneira online, além de oferecem auxílio para que as pessoas organizem suas dívidas e a vida financeira.

Nesse modelo, quem desejar poderá limpar o nome com uma lista vasta de empresas, sem contar no acesso a informações como: Cadastro Positivo e Educação Financeira.

Quanto tempo leva para o nome ser limpo e conseguir crédito?

Para que o nome do seja limpo, o tempo poderá ser de até 5 dias úteis. Passando esse período, não constará dívidas em seu CPF, permitindo a garantia de crédito.

Limpou seu nome? Comece a investir

Com o nome limpo, o dinheiro que estava sendo usado para o pagamento delas, poderá ser investido. Dessa forma, se você fizer um bom investimento e de maneira segura, poderá evitar situações como o nome sujo futuramente.

Isso servirá como uma reserva de emergência.

Organize-se e faça um planejamento mensal para poupar

Após quitar suas dívidas, o ideal é que se faça um planejamento mensal, de modo que ainda tenha um dinheiro para ser poupada e quem sabe investido.

Dessa forma, você também evitar de que seu nome volte a ficar sujo, e caso ocorra, terá uma reserva que possivelmente irá ajudar a pagá-las.

Conclusão

Agora você já sabe como limpar seu nome, portanto, o ideal é evitar que seu nome volte a ficar sujo, repensando hábitos e evitando gastos além do que ganha, sem contar que é essencial manter uma organização na vida financeira.

Leia também: Os 5 Melhores Cartões de Crédito para Negativado

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo