...
DicasFinanças PessoaisInvestimentosRenda Fixa

O que é LCI e LCA? Saiba como investir em ambas

Há diversas maneiras de se investir em renda fixa, uma dessas é a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), que ganham maiores destaques por estarem isentas do Imposto de Renda.

Saiba como funciona, qual a diferença e qual a melhor maneira de investir.

  • 01. O que é Letra de Crédito Imobiliário (LCI)?
  • 02. O que é Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)?
  • 03. Vale a pena investir em LCI e LCA em 2022?
  • 04. É seguro investir em LCA e LCI?
  • 05. Como começar a investir em LCI e LCA?
  • 06. Como optar por uma boa LCI e LCA?
  • 07. Qual a diferença entre esses dois títulos de investimento?
  • 08. Meu dinheiro ficará preso com o banco por um tempo?
  • 09. Como você pode fazer esse investimento?
  • 10. Com Selic a 12,5%, por que o LCI e LCA estão atrativos?
  • 11. Por que esses investimentos são isentos de Imposto de Renda?
  • 12. É necessário declarar a LCI e a LCA no Imposto de Renda?
  • 13. Posso perder dinheiro com LCI ou LCA? Entenda
  • 14. Conclusão

O que é Letra de Crédito Imobiliário (LCI)?

Esse é um título de renda fixa, emitido por bancos e instituições financeiras, de forma a financiar o setor. Desse modo, um banco pode emitir uma LCI para custear uma linha crédito para uma construtora que queira desenvolver um empreendimento residencial.

A Letra de Crédito Imobiliário irá remunerar o investidor com uma taxa pré-determinada no vencimento do título. De maneira geral, o título irá acompanhar o desempenho do CDI, que é o principal indicador de renda fixa, ou seja, nesse caso, o investidor irá encontrar a rentabilidade da LCI como percentual do CDI.

Sendo assim, uma Letra de Crédito Imobiliário que render 98% do CDI irá retornar ao investidor um valor próximo a taxa Selic daquele período.

O que é Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)?

A Letra de Crédito do Agronegócio também está presente na lista dos investimentos em Renda Fixa, ou seja, ela será emitida por bancos e instituições financeiras. Nesse caso, o objetivo é de captar recursos para o agronegócio.

Aquele que investir em uma LCA estará fazendo um empréstimo para que o banco realiza o financiamento do agronegócio. Dessa forma, um banco poderá emitir uma LCA para fazer a liberação de recursos de forma a custear uma safra de grãos.

Da mesma forma que a LCIA, a Letra de Crédito do Agronegócio terá seu rendimento ligado ao CDI, apresentado em pontos percentuais.

Vale a pena investir em LCI e LCA em 2022?

Por maior que seja a competitividade das LCAs e LCIs, elas dependem de taxas que são oferecidas em comparação com as dos CDBs, que atualmente estão com a larga preferência do investidor.

Portanto, por mais que sejam inferiores à inflação acumulada nos últimos 12 meses, ainda sim, as taxas são atrativas aos investidores, principalmente se levar em consideração que a curva de juros está invertida.

Dessa forma, realizar o investimento em LCI e LCA, poderá valer a pena.

É seguro investir em LCA e LCI?

O título de Renda Fixa poderá ser emitido por instituição pública ou privada, sendo eles bancos, empresas ou o próprio Governo. Com isso, a segurança dos títulos de Renda Fixa está conectada a outras características desse investimento, ou seja, objetivos, prazo, rentabilidade, risco e o emissor. No caso da LCA e da LCI, elas sempre serão emitidas por uma instituição financeira.

No entanto, cada uma das instituições financeiras irá possuir uma nota de crédito, que terá a indicação da capacidade de endividamento e pagamento. Os bancos pequenos e médios geralmente possuem uma nota de crédito menor, porém, oferecer maiores retornos em LCIs e LCAs.

Por outro lado, os bancos maiores possuem um risco de crédito menor, porém oferecerm menores prêmios nos títulos.

Vale ressaltar que ambos são ativos de baixo risco e o investidor da LCI e LCA está coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O Fundo garante a devolução do dinheiro, isso irá ocorrer caso o emissor deixe de realizar o pagamento, e o limite para a restituição é de R$ 250.000 por investidor.

Como começar a investir em LCI e LCA?

Realizar investimento em LCI e LCA é mais fácil do que imagina.

Acesse os passos abaixo, que irão servir como um guia para o seu investimento ser rentável e a melhor opção para você.

1. Tenha metas e objetivos claros

Tendo uma conta na instituição, as opções de crédito estarão disponíveis, porém, poderão gerar dúvidas. Para isso, é importante que se tenha bem definido suas metas e objetivos, pois muitos acabam investindo por impulso ou ainda por “instinto”, sendo levados a operações que não condizem com o perfil e plano.

Ao colocar em papel o porquê você deseja investir, a finalidade do investimento, além do prazo em que pretende fazer o resgate, se tornará mais fácil a identificação do melhor título.

2. Estude as opções disponíveis para compra

Tendo metas e objetivos traçados, estude as opções de investimento em LCI e LCA, pois as corretoras poderão oferecer diversos tipos e cada um com uma particularidade.

Nesse caso, é importante conferir com a corretora os títulos disponíveis, bem como as melhores opções.

3. Abra sua conta de investimentos

O processo de compra e venda será realizado por meio de uma instituição financeira que esteja autorizada, portanto, para que você consiga participar, é preciso ter uma conta nela.

Tenha em mente que no seu banco, o gerente responsável pela sua conta poderá oferecer apenar os papéis emitidos pela instituição que está trabalhando, ou seja, caso seja um gerente da Caixa, ele poderá oferecer apenas LCIs da Caixa, e assim por diante.

Quando investe em uma corretora de valores, o investidor poderá ter maior diversidade, pois acessa vários títulos com emissores diferentes. Sendo assim, o interessante é que se tenha uma conta em uma corretora de valores, pois além de conseguir realizar o investimento por vários bancos, ainda conseguirá outros emissores, além de encontrar títulos com rentabilidades melhores.

4. Compre e acompanhe o ativo

Feito a escolha de qual título investir, é o momento de realizar a compra. Fazer investimentos no momento atual é uma maneira simples, visto que todo o processo poderá ser realizado de maneira virtual. Sendo assim, após o envio do dinheiro para a sua conta, selecione o título e clique em investir.

Após esse procedimento, há uma alta probabilidade de que a corretora faça a exigência de uma confirmação. Apesar disso, o processo ainda sim continua simples e rápido, podendo ser realizado rapidamente.

Feito a compra, é importante ter um monitoramento desse título, para saber quais estão sendo os resultados.

Como optar por uma boa LCI e LCA?

Antes de realizar qualquer investimento, é sempre bom ter em mente qual a melhor opção. Para isso, separamos pontos importantes que irão te ajudar na escolha pela melhor LCI e LCA.

Tenha todos eles bem definidos e planejados para que não ocorra nenhum problema com esses investimentos futuramente.

1. Tenha seus investimentos programados

Uma das principais maneiras de optar por um bom investimento é primeiro ter todos eles programados. Com isso, você mantém uma organização dos seus investimentos, sem correr nenhum risco de realizar operações erradas ou que fujam do seu orçamento.

2. Tenha sempre uma reserva de emergência

Ao realizar seus investimentos, é interessante manter sempre uma reserva de emergência, isso para os casos em que a rentabilidade não seja como a esperada.

3. Estude os riscos

Todo investimento possui seus riscos, portanto, avalie sempre os riscos antes de injetar seu dinheiro. Esse é um dos passos mais importantes, pois será por meio dele que você irá fazer a escolha final de qual título investir e qual terá a melhor rentabilidade e levará você a atingir seus objetivos.

Qual a diferença entre esses dois títulos de investimento?

Para aquele que investe, esses dois títulos não irão ter diferença, pois possuem a mesma função. Ambos são títulos de Renda Fixa e estão acordados entre instituições financeiras e pessoas físicas ou jurídicas.

Essas Letras de Crédito são emitidas por instituições financeiras e bancos, posteriormente são vendidas aos investidores. Após o tempo acordado, o comprador terá que devolver o título em troca do valor investido que será somado a taxa de juros.

A diferença, portanto, está no emissor, ou seja, como ele irá destinar o dinheiro arrecadado em cada título. No entanto, a LCI será para o financiamento de empreendimentos que compreendem o mercado imobiliário, já a LCA, será para as atividades direcionado ao agronegócio brasileiro.

Meu dinheiro ficará preso com o banco por um tempo?

Para cada perfil existirá uma LCI e uma LCA, no entanto, quando o seu título recuperar a liquidez é que será possível a retirado do dinheiro da instituição e fazer o uso dele.

Porém, é preciso ter em mente que a liquidez mínima para as Letras de Crédito é de 90 dias, e isso independe de quem emitiu. Portanto, é importante manter uma organização e planejamento antes de realizar seu investimento.

Como você pode fazer esse investimento?

Há algumas possibilidade de você realizar um investimento, porém, alguns pontos merecem maior atenção, são eles: a rentabilidade, títulos disponíveis e o mínimo para aplicar.

Fazendo essas análises você conseguirá fazer um bom investimento e diminuindo grandes riscos com os seus investimentos futuramente.

1. Atente-se a rentabilidade

Um dos principais pontos de atenção ao realizar um investimento é na rentabilidade. No caso das LCIs e LCAs, você já sabe que as taxas estão atreladas ao CDI, além de que no momento da escolha do título na instituição que optar, isso será pré acordado, portanto, tire todas as suas dúvidas quanto a isso e faça o investimento naquele que melhor apresenta rentabilidade de acordo com seus planos.

2. Pesquise os títulos disponíveis

Não saia investindo em qualquer título, faça boas avaliações sobre os que estão disponíveis no mercado, trace o que terá de retorno, seu perfil de investidor, o tempo e o título que melhor encaixar no momento.

3. Avalie o mínimo para aplicar

Faça uma avaliação de qual será o mínimo que irá aplicar, pois assim você tem em mente a quantia possível para você realizar a aplicação naquele momento.

Com Selic a 12,5%, por que o LCI e LCA estão atrativos?

Ambas as Letras de Crédito são isentas do IR, o que por si só já garante um alta atratividade, mas a vantagem em relação ao CDB irá depender da taxa oferecida.

No entanto, as taxas precificadas são ajustadas a nova Selic, que possui um valor variado entre 11% e 12% para aplicações que possuem período de dois a três anos. Por mais que esteja inferior a inflação que se acumulou nos últimos 12 meses, ainda sim as taxas são interessantes ao investidor, sobretudo se levar em consideração que a curva de juros está invertida.

Uma curva de juros invertida aponta que os juros de contratos futuros e períodos mais curtos, estão rendendo mais do que aqueles que possuem juros mais longos. No entanto, essa é uma movimentação que permite ao investidor a escolha dos ativos mais curtos e com boas taxas, sobretudo os que são isentos de impostos, como as LCAs e LCIs.

Por que esses investimentos são isentos de Imposto de Renda?

Essas Letras de Crédito são tidas como ativos incentivados pelo governo, pois fazem o financiamento de setores estratégicos, dessa forma, elas são isentas do IR.

Porém, seus valores devem ser reportados para a Receita Federal em declaração anual, uma regra que está aplicada a toda a carteira de investimentos.

É necessário declarar a LCI e a LCA no Imposto de Renda?

Mesmo que o IR seja isento para esses dois investimentos, ainda sim é preciso fazer a declaração no informe anual. Nesse caso, é preciso declarar a posse e seus rendimentos.

Essa obrigatoriedade vale para aqueles investimentos que estão em andamento e para o que foram resgatados no último ano, bem como os rendimentos obtidos por meio da aplicação.

Para realizar a declaração é preciso fazer o download do programa ou aplicativo no site da Receita Federal, ir na opção de “bens e direito”, selecionar “novo” para que possa incluir um novo rendimento, marcar como “grupo 04 – aplicações e investimentos”, incluir o “código 03 – títulos isentos de tributação (LIC, LCA, CRI, CRA, LIG, Debêntures de Infraestrutura e outros)”, fazer o preenchimento das informações de localização, logo em seguida, preencher os dados do CNPJ da corretor em que fez os investimentos

Na opção “discriminação” será colocado o nome da corretora, em seguida preencha o campo “situação em 31/12/20XX (ano retrasada” com os valores nessa data, por fim, faça o preenchimento do campo “situação em 31/12/20XX (ano passado)” com os valores nessa data.

Posso perder dinheiro com LCI ou LCA? Entenda

Os investimentos que possuem data de vencimento serão precisos respeitar os prazos, pois se há a possibilidade de resgatar o valor de maneira antecipada, ele irá sofrer com uma remarcação para ser vendido em mercado secundário, podendo impactar no rendimento que havia sido previsto.

Desse modo, sempre considere quando o dinheiro será utilizado, de maneira a evitar perdas. Nos casos em que o valor irá fazer parte de uma reserva de emergência, a melhor opção é por ativos que tenham liquidez imediata, como algumas das contas que são remuneradas e alguns CDBs.

Conclusão

Se você quer começar a investir e não sabe por onde dar o primeiro passo, saiba que uma das melhores opções são as Letras de Crédito, conforme foram apresentadas ao longo desse artigo.

Além disso, vale ressaltar que as Letras de Créditos são isentas do Imposto de Renda, o que vem se tornando um atrativo para os investidores.

masterdicas

O Maior e Mais Atualizado Portal do Investimento, com conteúdo todos os dias sobre Renda Fixa, Renda Variável, CryptoAtivos e muito mais. O mundo de investimento é pequeno para nós.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.